Microsoft passa em seu primeiro teste sobre tarifas dos EUA com exposição limitada de portfólio
Publicado 30/04/2025 • 21:03 | Atualizado há 3 semanas
Publicado 30/04/2025 • 21:03 | Atualizado há 3 semanas
KEY POINTS
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, fala durante um evento em comemoração ao 50º aniversário da empresa na sede da Microsoft em Redmond, Washington, em 4 de abril de 2025. A Microsoft Corp., determinada a manter sua posição em inteligência artificial, em breve permitirá que os consumidores adaptem o assistente digital Copilot às suas próprias necessidades.
David Ryder | Bloomberg | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)
As tarifas do presidente dos EUA Donald Trump dominaram as manchetes dos noticiários globais por semanas.
Durante a teleconferência de resultados da Microsoft com investidores na quarta-feira (30), no entanto, tarifas foram mencionadas apenas uma vez, durante comentários preparados.
A referência de Amy Hood, diretora financeira da Microsoft, dizia respeito às vendas de computadores pessoais e licenças do sistema operacional Windows para outros fabricantes de PCs.
Leia também:
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
“A receita de dispositivos e OEM do Windows aumentou 3% ano a ano, acima das expectativas, já que a incerteza tarifária ao longo do trimestre resultou em níveis de estoque que permaneceram elevados”, disse Hood.
Embora a Microsoft venda PCs Surface e consoles de videogame Xbox, o impacto provavelmente será menos direto do que será para empresas que vendem produtos físicos.
Ainda assim, a Microsoft pode ver efeitos indiretos, como outros fornecedores de software.
Seus clientes podem sentir os efeitos de preços mais altos em produtos importados para os EUA e escolher reduzir seus gastos, e a Microsoft também compra equipamentos de outros países.
A empresa com sede em Redmond, Washington, está investindo pesadamente para comprar e instalar as unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia necessárias ao redor do mundo para alimentar o ChatGPT da OpenAI e outros produtos de inteligência artificial.
Se algo, o software pode ajudar as empresas a responder caso seus custos aumentem por causa das tarifas, disse o CEO Satya Nadella na teleconferência.
“Acho que, se você aceitar o argumento de que o software é o recurso mais maleável que temos para combater qualquer tipo de pressão inflacionária ou qualquer tipo de pressão de crescimento onde você precisa fazer mais com menos, acho que podemos ser super úteis nisso”, ele disse.
“E então, se algo, provavelmente teríamos mais essa mentalidade, de como garantir que estamos ajudando nossos clientes, e então, é claro, procuraremos compartilhar ganhos.”
A empresa vende uma série de produtos de IA, incluindo o GitHub Copilot, que fornece sugestões de código-fonte para desenvolvedores, e o assistente Microsoft 365 Copilot, que responde a perguntas no Excel, Teams e outros aplicativos de produtividade.
As ações da Microsoft subiram cerca de 8% no pregão estendido após a teleconferência.
A empresa reportou receita e lucros maiores do que os analistas previam e divulgou uma projeção otimista.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Meta expande cabo de internet submarino de 2,5 mil km para o sul do Brasil
Evento Brasil 2030 discute competitividade e sustentabilidade da indústria brasileira em Brasília
Google lança o Veo 3, um gerador de vídeos com IA que incorpora áudio
Mercado de bebês reborn cresce nas redes e atrai novos públicos, diz empresária
Gripe aviária: governo atualiza lista de países que suspenderam carne de aves do Brasil