Uma representação do novo parque temático da Disney na Ilha Yas, em Abu Dhabi.

CNBC Disney anuncia parque temático e resort em Abu Dhabi

Mundo

“Não há tempo a perder”, diz novo ministro das finanças alemão, diante de tarifaço e economia da Europa

Publicado 07/05/2025 • 12:25 | Atualizado há 22 horas

AFP

KEY POINTS

  • O novo ministro das Finanças da Alemanha, Lars Klingbeil, afirmou nesta quarta-feira (07) que "não há tempo a perder" para reanimar a economia europeia, mesmo com as políticas comerciais rígidas dos EUA complicando sua tarefa.
  • "Queremos mostrar que nós, na Alemanha, somos um porto seguro — somos um país onde vale a pena investir."
  • A inflexível e volátil pressão tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, abalou a ordem econômica global e reduziu as esperanças de uma recuperação da Alemanha, potência exportadora.
Alemanha é a principal e maior economia da Europa.

Alemanha é a principal e maior economia da Europa.

CIdo Coelho/TImes Brasil | CNBC/Imagem gerada por IA

O novo ministro das Finanças da Alemanha, Lars Klingbeil, afirmou nesta quarta-feira (7) que “não há tempo a perder” para reanimar a economia europeia, mesmo com as políticas comerciais rígidas dos EUA complicando sua tarefa.

Klingbeil, do Partido Social-Democrata (SPD) de centro-esquerda, os parceiros minoritários da coalizão do chanceler Friedrich Merz, herdam uma economia atolada em recessão há dois anos.

Leia mais

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária

Após revés, Merz da Alemanha é eleito chanceler após votação do 2º turno no Bundestag

Inflação na Alemanha recua para 2,2% em abril, mas núcleo acelera

“Queremos estimular o crescimento”, disse o político em uma coletiva de imprensa, após assumir oficialmente o cargo-chave do antecessor Joerg Kukies.

“Queremos mostrar que nós, na Alemanha, somos um porto seguro — somos um país onde vale a pena investir.”

A inflexível e volátil pressão tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump, abalou a ordem econômica global e reduziu as esperanças de uma recuperação da Alemanha, potência exportadora.

Klingbeil, que também é vice-chanceler, reconheceu que reanimar a economia alemã era ainda mais desafiador, dado “o que está acontecendo agora nos Estados Unidos, assim como em outras partes do mundo”.

Mas ele disse que um fundo de infraestrutura planejado de 500 bilhões de euros (US$ 570 bilhões), que recentemente obteve aprovação parlamentar, enviaria um sinal positivo.

O dinheiro do fundo poderia ajudar a “manter nossa indústria neste país” e “atrair novos setores”, disse Klingbeil, acrescentando que também era importante considerar a redução dos preços da energia e a redução da burocracia.

Críticos dizem que a infraestrutura deteriorada da Alemanha, de trens rangendo a pontes em ruínas, está travando a economia e tem sido causada por anos de subinvestimento crônico.

Klingbeil também disse que se reuniria com os ministros das Finanças europeus nesta quarta-feira (07) e que um desafio fundamental seria encontrar maneiras de impulsionar o investimento usando as instituições da UE.

Enquanto isso, Katherina Reiche, a nova ministra da Economia e Energia da Alemanha, disse que energia barata era uma prioridade, em uma possível ruptura com a trajetória mais consciente em relação ao clima de seu antecessor.

Em entrevista coletiva, ao assumir o cargo, Reiche afirmou que fontes renováveis ​​como a eólica e a solar permitiram que a Alemanha avançasse em direção às suas metas ambientais.

“Mas elas não são suficientes para fornecer eletricidade confiável a preços acessíveis durante todo o ano”, disse ela, acrescentando que a Alemanha “precisava controlar os custos”.

Reiche, do partido conservador CDU, de Merz, assume o Ministério da Economia, substituindo Robert Habeck, do Partido Verde. Sua pasta agora se chama “Economia e Energia”, enquanto Habeck era ministro de “Economia e Clima”.

Os altos custos de energia, desencadeados em parte pela invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, afetaram duramente os principais fabricantes alemães nos últimos anos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo