Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Proprietárias de pequenas empresas estão mais preocupadas do que homens com as tarifas de Trump
Publicado 09/05/2025 • 16:14 | Atualizado há 3 meses
Senadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China
Samsung ganha espaço nos EUA e tira fatia de mercado da Apple com celulares dobráveis em alta
Applied Materials cai 13% após previsão fraca devido à demanda na China
Analista diz que intervenção do governo na Intel é ‘essencial’ para a segurança nacional dos EUA
Mercado imobiliário global segue caro: nem o mais ‘acessível’ cabe no bolso
Publicado 09/05/2025 • 16:14 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A incerteza econômica afeta a todos, mas novos dados mostram que as proprietárias mulheres de pequenas empresas estão sentindo a pressão de forma mais aguda.
Unsplash
A incerteza econômica afeta a todos, mas novos dados mostram que as proprietárias de pequenas empresas estão sentindo a pressão de forma mais aguda. Esse crescente desconforto não é apenas uma reação às manchetes; reflete preocupações reais com a inflação, a volatilidade do mercado e a viabilidade dos negócios a longo prazo. E está moldando a forma como as mulheres veem a economia e seu futuro financeiro em um momento em que elas estão abrindo negócios em taxas recordes e desempenham um papel cada vez mais crítico na formação das economias locais.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Pequenas empresas americanas se preparam para a recessão com tarifas de Trump
Na última Pesquisa de Pequenas Empresas do 2º Trimestre de 2025 da CNBC|SurveyMonkey, as proprietárias de pequenas empresas são mais propensas do que seus colegas homens a expressar desconforto com a economia atual, desde o risco de inflação e aumento de custos até preocupações com uma recessão iminente. Embora a propriedade de pequenas empresas seja frequentemente associada ao otimismo e à autossuficiência, essas descobertas sugerem que, para muitas mulheres, o cenário econômico atual parece incerto, senão insustentável.
Embora muitos proprietários de pequenas empresas do sexo masculino relatem confiança no futuro, suas colegas do sexo feminino sentem o contrário. Quando questionadas sobre a situação econômica, apenas uma em cada cinco (21%) proprietárias de pequenas empresas afirma que a economia está “excelente” ou “boa”, em comparação com 34% dos homens. Em linha com esse mesmo sentimento, elas são mais propensas a acreditar que os EUA estão caminhando para uma recessão (76% contra 67%) e a citar a inflação como um risco para seus negócios (27% contra 22% dos homens).
Essa diferença de sentimento não se deve apenas a uma diferença de humor, mas também a uma diferença de experiência. Pouco mais de dois terços (69%) das mulheres proprietárias de pequenas empresas admitem que se sentem estressadas com as finanças de seus negócios atualmente, em comparação com pouco mais da metade (55%) dos homens.
Os dados ilustram que a disparidade de gênero no sentimento também se estende à forma como as proprietárias de pequenas empresas veem o governo atual. Quando questionadas se aprovam a presidência de Trump até o momento, apenas 39% das proprietárias de pequenas empresas expressam aprovação, em comparação com 54% dos homens. Quando se trata de tarifas, a diferença é semelhante. 63% das proprietárias de pequenas empresas se opõem às tarifas do presidente, em comparação com 48% dos homens.
Essa visão mais negativa provavelmente reflete tanto as pressões reais que as proprietárias de pequenas empresas enfrentam quanto as realidades mais amplas de como diferentes grupos vivenciam a política econômica. Nossos dados também afirmam que as proprietárias de pequenas empresas são mais propensas a se identificar como democratas, adicionando complexidade à interação entre o sentimento político e econômico.
Apenas 3 em cada 8 aprovam o presidente Trump, enquanto 5 em cada 8 desaprovam suas tarifas.
O desconforto expresso pelas proprietárias de pequenas empresas não significa pessimismo; em vez disso, destaca uma perspectiva diferenciada, moldada por experiências vividas e uma profunda consciência da dinâmica econômica. As mulheres possuem mais de 12 milhões de pequenas empresas nos EUA, contribuindo significativamente para a economia do país. Elas também estão abrindo negócios em taxas recordes, impulsionando o crescimento das economias locais e moldando o futuro do trabalho.
Suas perspectivas, especialmente em períodos de incerteza econômica, oferecem insights inestimáveis sobre os desafios enfrentados por um segmento substancial da comunidade empresarial.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Times | CNBC e Financial Times realizam evento em São Paulo com abertura de Fernando Haddad
Haddad prevê assinatura do acordo Mercosul–União Europeia até início de 2026
Semana decisiva para política monetária com prévia do PIB brasileiro e discurso de Powell
“Nada de Ucrânia na OTAN”, diz Trump ao pressionar por acordo de paz com a Rússia
Boletim Focus aponta inflação de 2025 abaixo de 5% e reforça expectativa de Selic em 15%