Prateleiras de um supermercado

CNBC Estagflação é um risco econômico iminente – entenda o que isso significa para o seu dinheiro

Mundo

Gigante de tecnologia chinesa Tencent sobe 13% na receita com forte crescimento na unidade de jogos

Publicado 14/05/2025 • 07:31 | Atualizado há 6 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Tencent relatou na quarta-feira um aumento anual em seus lucros e receitas no primeiro trimestre, impulsionado pelo crescimento acelerado em seu principal negócio de jogos.
  • A Tencent disse que grandes jogos como “Honor of Kings” e “Peacekeeper Elite” ajudaram a impulsionar um aumento de 24% na receita de jogos na China em relação ao ano anterior.
  • O negócio de publicidade da gigante chinesa de tecnologia teve um grande salto devido à “forte demanda dos anunciantes” por seu produto de vídeo, pesquisa e Mini Programa dentro do WeChat.
Uma pessoa jogando PUBG Mobile, título que impulsionou lucros da Tencent

Uma pessoa jogando PUBG Mobile, título que impulsionou lucros da Tencent

I'M ZION/Unsplash

Tencent relatou na quarta-feira (14) um aumento anual em seus lucros e receitas no primeiro trimestre, impulsionado pelo crescimento acelerado em seu principal negócio de jogos.

Embora a receita tenha superado as expectativas, seu lucro líquido ficou aquém.

Veja como a Tencent se saiu no primeiro trimestre de 2025 em comparação com as estimativas da LSEG:

  • Receita: 180,02 bilhões de yuans chineses (US$ 25 bilhões), contra 174,63 bilhões de yuans esperados
  • Lucro líquido: 47,8 bilhões de yuans, contra 52,2 bilhões de yuans esperados

A receita aumentou 13% em relação ao ano anterior, enquanto o lucro líquido aumentou 14%.

A Tencent é uma das maiores empresas de jogos do mundo, com as receitas de seus títulos de sucesso impulsionando seu desempenho geral. A receita doméstica de jogos, ou seja, as vendas da China, aumentou 24% em relação ao ano anterior, para 42,9 bilhões de yuans, graças ao desempenho de “Honor of Kings” e “Peacekeeper Elite”, bem como de títulos mais recentes como “DnF Mobile”.

A receita de seus negócios internacionais de jogos totalizou 16,6 bilhões de yuans, um aumento de 23% em relação ao ano anterior, impulsionado por jogos como “Brawl Stars” e “PUBG Mobile”.

A Tencent também administra o WeChat — o maior aplicativo de mensagens da China, com mais de 1,4 bilhão de usuários ativos mensais. O chamado superaplicativo permite que os usuários façam de tudo, desde pagamentos móveis a jogos e reservas de voos.

A enorme base de usuários permitiu que a Tencent começasse a monetizar a plataforma por meio de publicidade, e ela se tornou um negócio de rápido crescimento para a gigante tecnológica chinesa.

A receita de serviços de marketing cresceu 20% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior, para 31,9 bilhões de yuans. Para a Tencent, isso se deve à “forte demanda dos anunciantes” por seus produtos de vídeo, busca e Mini Programas no WeChat. Mini programas são aplicativos hospedados no WeChat.

Gastos com IA da Tencent disparam

A Tencent disse que seus gastos de capital no primeiro trimestre totalizaram 27,5 bilhões de yuans, um aumento de 91% em relação ao mesmo período do ano passado, à medida que continua investindo em seus esforços relacionados à inteligência artificial.

A empresa sediada em Shenzhen tem falado sobre seus recursos de IA, incluindo seu chatbot de IA chamado Yuanbao, bem como seu próprio modelo fundamental, o Hunyuan.

“Os recursos de IA já contribuíam tangivelmente para os nossos negócios, como publicidade de desempenho e jogos evergreen. Também aumentamos nossos investimentos em novas oportunidades de IA, como o aplicativo Yuanbao e a IA no Weixin”, afirmou a Tencent em seu comunicado de resultados.

“Acreditamos que a alavancagem operacional de nossos fluxos de receita de alta qualidade existentes ajudará a absorver os custos adicionais associados a esses investimentos relacionados à IA e contribuirá para um desempenho financeiro saudável durante esta fase de investimento.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo