Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Dirigentes do Fed destacam impacto de tarifas em incerteza econômica
Publicado 23/05/2025 • 20:24 | Atualizado há 8 meses
Por que o governo Trump decidiu comprar ações de uma mineradora norte-americana de terras raras
Trump “castiga” Coreia do Sul com tarifas de 25% após trava em acordo comercial
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Nike vai demitir 775 funcionários nos EUA enquanto acelera automação em centros de distribuição
Empresa de terras raras salta após aporte do Departamento de Comércio dos EUA
Publicado 23/05/2025 • 20:24 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Federal Reserve, o FED, é o Banco Central dos Estados Unidos
Alex Wonggettu/Getty Images via AFP
O presidente do Federal Reserve de Kansas, Jeffrey Schmid, afirmou nesta sexta-feira (23) que a atual incerteza econômica é impulsionada pelas discussões em torno da política tarifária do presidente dos EUA, Donald Trump. “Ainda nos perguntamos o quanto da nossa economia será afetado por essas tarifas. Estamos em uma situação econômica de transição”, acrescentou.
Ao lado de Schmid em um evento, o presidente do Fed de St. Louis, Alberto Musalem, destacou que “executivos de empresas estão tentando descobrir como lidar com a incerteza em relação às cadeias de suprimento, aos estoques e à inflação”.
Musalem observou ainda que “as expectativas de inflação estão subindo no curto prazo, o Produto Interno Bruto (PIB) está próximo do seu potencial, o mercado de trabalho está perto do pleno emprego e a inflação continua acima da meta de 2%”.
Schmid enfatizou que o Fed precisa “ter cautela quanto ao peso que atribui aos dados qualitativos”. Musalem complementou: “esses dados qualitativos, como pesquisas nossas, servem para nos dar um ‘norte’, mas nós temos que saber pesá-las”.
Os dirigentes afastaram a possibilidade de um retorno iminente aos juros próximos de zero e defenderam uma política monetária mais previsível. Musalem avaliou que “há, no máximo, uma chance em cinco” de a taxa voltar a esse nível. Schmid, por sua vez, alertou que “nada de bom acontece” quando os juros chegam a zero e afirmou que o BC americano caminha para uma curva de juros “mais estável e normalizada”, embora precise “refletir profundamente” sobre o uso do balanço nos próximos anos.
Sobre o sistema de pagamentos instantâneos que está sendo desenvolvido pelo Fed, o FedNow, Schmid afirmou que ele contará com “muitos pontos de segurança” e destacou que “provavelmente nenhum outro sistema de pagamento será desenvolvido no país pelos próximos 15 anos”, o que exige comprometimento em sua implementação. Segundo o dirigente, o projeto é inspirado no Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, cujas transações ele elogiou.
Já em relação à inteligência artificial (IA), Musalem disse ter “bastante esperança de que a IA ajude muitos setores econômicos” e afirmou que “já é possível ver a marca da IA na produtividade do país e a marca dos investimentos em IA no PIB dos EUA”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth
3
Banco Master: Vorcaro, Lula e o contrato milionário com o escritório de Lewandowski
4
Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em São Paulo
5
EXCLUSIVO: Secretário diz que digitalização da saúde reduziu mortalidade em São Paulo