Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Petrobras confirma saída de diretor Mauricio Tolmasquim
Publicado 24/05/2025 • 09:49 | Atualizado há 3 meses
Trump pedirá à Suprema Corte dos EUA a anulação do recurso sobre tarifas
Paramount e Activision fazem parceria para filme live-action de Call of Duty
Veículos elétricos dão à Cadillac uma chance de liderança no luxo
Exclusivo CNBC: Warren Buffett diz estar “decepcionado” com divisão da Kraft Heinz; ações caem 3%
Microsoft oferece ao governo dos EUA mais de US$ 6 bilhões em economia com serviços de nuvem
Publicado 24/05/2025 • 09:49 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Tomaz Silva/Agência Brasil
A Petrobras confirmou na noite de sexta-feira (23) a saída do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Mauricio Tolmasquim. Ele ficará no cargo até a próxima terça-feira (27). Tolmasquim deixará a estatal para assumir a função de conselheiro da Eletrobras, empresa privada do setor elétrico.
A decisão foi tomada pelo conselho de administração da estatal de forma negociada com Tolmasquim. Há dois meses, ele tinha notificado a Petrobras de que havia sido indicado para uma vaga no conselho de administração da Eletrobras, em eleição que ocorreria no fim de abril.
Na ocasião, a Petrobras informou que avaliaria se havia risco de conflito de interesses, uma vez que tanto Eletrobras e Petrobras atuam no setor de energia.
Leia também:
Petrobras paga primeira parcela de dividendos do 4º trimestre nesta terça; veja quem tem direito
Unigel informa acordo com Petrobras no Tribunal Arbitral para encerrar litígios
Tolmasquim será substituído interinamente pelo diretor executivo de Processos Industriais e Produtos, William França.
Ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia, Mauricio Tolmasquim é referência em assuntos ligados a energia e transição energética. Ele estava na Petrobras desde 2023.
Uma das últimas ações de Tolmasquim à frente da diretoria de Sustentabilidade da Petrobras foi a elaboração da versão atualizada do Caderno de Mudança do Clima, divulgado nesta sexta-feira.
O documento traz informações sobre a pegada de carbono da empresa, enumera realizações de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE) durante processos como o de exploração, produção e comercialização de combustíveis, além de apontar ações de busca por fontes de energia mais verdes.
Tolmasquim concedeu uma entrevista exclusiva à Agência Brasil, na qual detalhou informações, como a de que as emissões absolutas de GEE provenientes de operações da Petrobras totalizaram 47 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²).
Esse patamar fica em linha com as emissões de 2022 (48 milhões) e 2023 (46 milhões) e representa redução de 40% em relação a 2015.
Na entrevista, o diretor demissionário manifestou que a mudança de nome na diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade não afetará os planos de descarbonização.
“Todas as ações estão institucionalizadas, então, independentemente de qualquer pessoa que esteja aqui, elas vão adiante, isso eu tenho certeza”, afirmou.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Paramount e Activision fazem parceria para filme live-action de Call of Duty
Fintech gaúcha é alvo do terceiro ciberataque ao sistema financeiro em dois meses; especialistas projetam aumento de invasões
iFood movimenta R$ 140 bi e transforma o mercado com inovação, diz CEO
Missão da indústria brasileira liderada pela CNI tenta negociar tarifas de 50% em audiência pública nesta quarta nos EUA
A combinação que ameaça implodir festivais musicais e turnês de astros internacionais