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Banco Central vai autorizar acompanhamento de demandas a instituições financeiras a partir de junho
Publicado 26/05/2025 • 19:15 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 26/05/2025 • 19:15 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Prédio do Banco Central em Brasília.
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Banco Central (BC) vai disponibilizar, a partir de junho, um sistema para acompanhamento de demandas de cidadãos em relação a instituições financeiras, inclusive com a resposta das IFs. As informações ficarão na área logada do Meu BC, um sistema da autarquia voltado para o cidadão.
A medida faz parte de uma série de novos serviços ao cidadão anunciados nesta segunda-feira (26) pela diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Izabela Correa. Em uma entrevista coletiva, a diretora explicou que também será possível, por exemplo, compartilhar relatórios do Registrato, sistema de consultas, com outras pessoas.
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Sobre o serviço que permite a cidadãos desautorizar a abertura de novas contas no seu nome, o chefe do departamento de Atendimento Institucional do BC, Carlos Eduardo Gomes, explicou que não haverá qualquer tipo de contato ativo nos casos em que a abertura estiver proibida, mas for solicitada em uma instituição financeira.
“O Banco Central não terá esse serviço ativo, mas ficará o registro, então, se ele vier consultar o serviço, ele vai saber quem fez uma consulta no nome dele”, disse Gomes, falando sobre o fato de a informação ficar disponível no Meu BC.
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