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Montadoras chinesas recebem aviso severo sobre ‘guerra de preços’ após onda de descontos
Publicado 31/05/2025 • 14:36 | Atualizado há 5 meses
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Publicado 31/05/2025 • 14:36 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Um grupo da indústria fez uma repreensão severa neste sábado (31) para as montadoras que estão alimentando uma “guerra de preços”, uma semana depois que a gigante chinesa de veículos elétricos BYD anunciou descontos em trocas, com vários concorrentes seguindo o exemplo.
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“Desde 23 de maio, uma determinada montadora liderou uma campanha de redução de preços desencadeando uma nova rodada de pânico de ‘guerra de preços'”, disse a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (CAAM) em um comunicado postado em sua conta no WeChat.
O grupo alertou que essa competição “desordenada” poderia “exacerbar a rivalidade prejudicial” e afetar os lucros.
O comunicado, de 30 de maio, não mencionou nenhuma empresa especificamente, mas em 23 de maio, a BYD anunciou que estava oferecendo grandes descontos em quase duas dúzias de modelos, com reduções de até 34%.
Seu modelo mais barato, o Seagull com direção inteligente, agora tem um preço inicial de 55.800 yuans (cerca de R$37.000), reduzido de 69.800 yuans, com a troca.
Dias depois, a startup chinesa de veículos elétricos Leapmotor, apoiada pela Stellantis, anunciou descontos semelhantes em dois modelos “de entrada” até 8 de junho.
A Geely Auto anunciou na sexta-feira (30) subsídios de troca por tempo limitado para 10 modelos, com seu X3 Pro tendo o preço inicial mais baixo de 44.900 yuans.
No entanto, há críticas crescentes dentro do país contra o que a associação de automóveis chamou de “involução” — um termo popular usado para descrever a corrida para superar que acaba não levando a lugar nenhum.
O CEO da Great Wall Motor da China, cuja receita anual foi aproximadamente um quarto da da BYD, comparou isso ao início da crise imobiliária prolongada da China, desencadeada pela inadimplência da gigante imobiliária Evergrande em 2021.
“A Evergrande na indústria automotiva já existe,” disse Wei Jianjun neste mês em uma entrevista ao veículo chinês Sina Finance.
“Espero que… todos esses anos de trabalho árduo não sejam em vão.”
Pequim investiu grandes quantias de fundos estatais no setor de veículos elétricos, apoiando o desenvolvimento e a produção de veículos menos poluentes movidos a bateria.
Mas, hoje, a associação de automóveis da China alertou seus gigantes para jogarem limpo.
“As empresas líderes não devem monopolizar o mercado,” afirmou o comunicado da CAAM.
Acrescentou que “com exceção de descontos legais, as empresas não devem vender produtos abaixo do custo nem se envolver em propaganda enganosa”.
Esse comportamento prejudicava o mercado e afetava tanto os consumidores quanto a indústria, disse a associação.
Um funcionário não identificado do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China acrescentou que guerras de preços “não produzem vencedores nem futuro”, informou o Global Times, apoiado pelo estado, no sábado (31).
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