Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Vem Medida Próvisória que afeta bets, fintecs e os Juros sobre Capital Próprio, diz Hugo Motta
Publicado 09/06/2025 • 14:18 | Atualizado há 2 meses
OpenAI arrecada US$ 8,3 bilhões com usuários pagos do ChatGPT atingindo 5 milhões
Trump pressiona farmacêuticas por corte de preços e impõe prazo até setembro
Moderna reduz projeção máxima de receita para 2025 após atraso na entrega de vacinas ao Reino Unido
CEOs ao redor do mundo se preparam para guerra tarifária com novas estratégias globais
Receita da Nintendo mais que dobra no trimestre com sucesso de vendas do Switch 2
Publicado 09/06/2025 • 14:18 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Brasília (DF), 29/05/2025 - Presidente da Câmara dos deputados, Hugo Motta, durante coletiva à imprensa após a reunião de lideres.
Lula Marques/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o governo deve lançar uma Medida Provisória para tratar de um reajuste do imposto das bets sobre o Gross Gaming Revenue (GGR) de 12% para 18% e incluir um trecho relacionado aos Juros sobre Capital Próprio (JCP).
As declarações ocorreram durante debate promovido pelos jornais Valor Econômico, O Globo e rádio CBN com o tema “Agenda Brasil, o cenário fiscal brasileiro”, na manhã desta segunda-feira (9).
Motta listou medidas debatidas na reunião realizada no domingo (8) entre integrantes da equipe econômica do governo e lideranças do Congresso Nacional para definir alternativas à alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Leia também:
Hugo Motta critica decisão do governo sobre IOF: “Medida equivocada”
Bets pagarão mais imposto e LCI e LCA deixarão de ser isentos para compensar recuo no IOF
“Pelo que entendi, vem reajuste do imposto das bets sobre o GGR de 12% para 18%. Pelo que entendi, vem tributação das fintechs, tentando igualar ou modular para cima a questão da CSLL. Deve ficar, ali, acho que algo em torno de 40%, 45%, como é hoje a alíquota dos bancos”, afirmou.
Motta prosseguiu: “Na parte dos títulos, que hoje são isentos, eles não terão a tributação que os outros títulos que são tributados têm. Eles continuarão incentivados, mas passarão a ser tributados numa alíquota menor, que entra LCI, LCA, CRI e CRA.”
O presidente da Câmara continuou: “A JCP, ele (Haddad) inclusive falou ontem lá: tem um projeto que está na Câmara, que ainda não foi votado e que poderia entrar nesse pacote de ajuste. E disse que iria, mais uma vez, reforçar a questão da JCP na medida provisória, mas sem uma incidência imediata. Virá no texto, mas sem força de lei, para que o Congresso possa, de certa forma, fazer esse debate.”
Ele acrescentou: “O que eu penso é que o governo quer que esse debate sobre JCP seja feito nessa janela que acabamos criando agora.”
O presidente da Câmara disse também nesta segunda-feira que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não disse qual é a alíquota prevista pelo governo sobre a incidência do IOF sobre aplicações em VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).
Segundo ele, Haddad mencionou de passagem a tributação de alguns títulos, mas ainda não há uma definição.
“Ele não precisou das alíquotas ontem. A não ser uma ou outra. Mas com relação aos títulos, não foi colocado o que virá. Há uma especulação que pode ser 7,5 ou 5%. É melhor aguardar a decisão da Fazenda”, declarou o deputado.
Mais cedo, no mesmo evento, Motta declarou que a tributação do VGBL será “reduzida de forma significativa”, o que chamou de “uma vitória do Congresso e da sociedade”, e que as sugestões serão debatidas com tempo pelos parlamentares.
Em maio, o governo decidiu tributar em 5% os aportes mensais em VGBL superiores a R$ 50 mil. O governo, no entanto, deve alterar a incidência.
Haddad e Motta reuniram-se no domingo para debater alternativas para o IOF. O encontro também teve a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e de líderes da Câmara e do Senado.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Documento assinado por Trump mantém tarifa para o Brasil; taxa vai a 50% em 6 de agosto
Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
CEOs ao redor do mundo se preparam para guerra tarifária com novas estratégias globais
Trump posiciona submarinos nucleares e escala tensão com a Rússia
Suíça reage com surpresa à tarifa de 39% imposta pelos EUA e busca acordo com governo Trump