CNBC
Warren Buffett em uma coletiva de imprensa durante a Reunião de Acionistas da Berkshire Hathaway em 30 de abril de 2022.

CNBCWarren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos

Notícias do Brasil

Gripe aviária: 17 países retiram restrições à carne de frango do Brasil

Publicado 24/06/2025 • 18:04 | Atualizado há 3 meses

KEY POINTS

  • O ministério também publicou a Portaria nº 809, que declara encerrado o estado de emergência zoossanitária em Montenegro (RS).
  • A medida havia sido decretada em 16 de maio e teve validade de 60 dias, abrangendo um raio de 10 quilômetros ao redor do foco da doença.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou nesta terça-feira (24) a lista de países que reavaliaram suas restrições à importação de carne de aves do Brasil. De acordo com o governo federal, 17 países já suspenderam as medidas anteriormente adotadas.

Entre eles estão Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Japão, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã. A retirada das restrições ocorre após a conclusão das ações sanitárias no município gaúcho.

Leia mais:

Brasil notifica OMSA e se autodeclara livre da gripe aviária

“O maior risco imediato é de alta nos preços, não de desabastecimento”, diz analista sobre impacto de conflito Irã-Israel no agro brasileiro

Vale lembrar que no último dia 18 o governo brasileiro comunicou a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre o encerramento do foco de gripe aviária na granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Outros países seguem com medidas em vigor. As suspensões são classificadas em diferentes níveis:

  • Suspensão total das exportações brasileiras de carne de aves: Albânia, Argentina, Canadá, Chile, China, Filipinas, Índia, Macedônia do Norte, Malásia, Mauritânia, Paquistão, Peru, Timor-Leste, União Europeia e Uruguai.
  • Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Bielorrússia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Cuba, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.
  • Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS): Catar, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.
  • Suspensão por zonas específicas (regionalização): Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Cristóvão e Nevis, Singapura, Suriname e Uzbequistão.

Essas medidas seguem os princípios da regionalização estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e estão em conformidade com o Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Mapa diz estar em diálogo com os países importadores para restabelecer a normalidade no comércio internacional de carne de aves brasileira, fornecendo informações técnicas sobre o caso de forma contínua e transparente.

Fim do estado de emergência sanitária

O ministério também publicou a Portaria nº 809, que declara encerrado o estado de emergência zoossanitária em Montenegro (RS). A medida havia sido decretada em 16 de maio e teve validade de 60 dias, abrangendo um raio de 10 quilômetros ao redor do foco da doença.

Com o término do vazio sanitário e sem novas notificações, o Brasil concluiu os procedimentos exigidos e notificou a OMSA, restabelecendo o status de país livre da IAAP.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;