Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
“Destruímos tudo de nuclear por lá”, diz Trump sobre ataque ao Irã
Publicado 25/06/2025 • 11:39 | Atualizado há 4 meses
Famílias da máfia Cosa Nostra comandam esquema de apostas que levou astros da NBA para a prisão
Disney alerta que ESPN e outros canais podem sair do YouTube TV no fim do mês
Acordo entre Anthropic e Google Cloud inclui 1 milhão de TPUs e 1 GW de capacidade em 2026
Ford supera expectativas de lucro, mas reduz projeção para 2025 após incêndio em fornecedora
Meta demite funcionários da área de risco em meio a reestruturação e avanço de automação com IA
Publicado 25/06/2025 • 11:39 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Durante o encerramento da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) nesta quarta-feira (25), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as forças israelenses destruíram todas as instalações nucleares do Irã durante o recente conflito militar entre os dois países.
Segundo Trump, o ataque teria sido executado de forma rápida, impedindo qualquer tentativa de remoção de material radioativo pelas autoridades iranianas.
“Destruímos tudo de nuclear por lá”, declarou Trump ao ser questionado sobre a possibilidade de o Irã ter transferido material radioativo antes dos bombardeios. De acordo com ele, o ataque atingiu inclusive áreas a cerca de 30 andares abaixo do solo.
Trump afirmou ainda que o conflito foi intenso e que, após combates considerados muito violentos, ambos os lados estavam dispostos a encerrar as hostilidades. “Os dois estão cansados, exaustos. Lutaram muito rápido, de maneira muito cruel, muito violenta. Agora ambos os lados estão satisfeitos em voltar para casa”, relatou.
Leia também:
“Irã não pode ter armas nucleares”, diz Trump em encerramento da cúpula da OTAN
Ataques dos EUA atrasaram programa nuclear do Irã em apenas alguns meses, aponta relatório
Sobre a violação do cessar-fogo pelo Irã, o presidente disse que aviões israelenses foram enviados para retaliar, mas que ele solicitou o retorno das aeronaves. Segundo Trump, os bombardeios anteriores foram decisivos para neutralizar o programa nuclear iraniano. “A guerra acabou quando atingimos as várias instalações nucleares do Irã com aviões”, completou.
Questionado sobre a possibilidade de o Irã retomar suas atividades nucleares, Trump avaliou que, por ora, o país não teria condições de continuar o programa. “Acho que nesse momento acabou para eles. Pode ser que no futuro tentem de novo”, afirmou.
Sobre a política internacional, Trump comentou a atuação do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Disse considerar possível que o líder russo tenha interesses territoriais além da Ucrânia, mas que ele “quer resolver as coisas e sair disso tudo”. Relatou também uma conversa em que Putin teria oferecido ajuda em relação ao Irã, ao que Trump respondeu: “Não, você pode me ajudar com que a Rússia arrume as suas coisas”.
O presidente norte-americano também declarou que pretende retomar o diálogo com o Irã, diretamente, sem a participação de terceiros países. “A única coisa que a gente vai pedir é o que a gente pedia antes: nada nuclear”, disse.
Ele indicou que negociações devem ocorrer na próxima semana e que há possibilidade de um novo acordo, mas não considera que seja necessário no momento, uma vez que, segundo ele, o programa nuclear iraniano foi neutralizado. “Eles tiveram uma guerra, lutaram, agora vão voltar para o mundo deles”, concluiu.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
2
Cosan: conselho aprova oferta de novas ações ao BTG e Perfin para reduzir dívida e reforçar capital
3
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
4
Apesar de crise, Ambipar mantém contrato com grandes empresas e vai atuar com a Petrobras na Margem Equatorial do Amazonas
5
Tarifaço: Lula assume ‘risco calculado’ ao criticar dólar antes de possível reunião com Trump