Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ações da Tesla despencam após Trump dizer que DOGE deveria analisar os subsídios de Elon Musk
Publicado 01/07/2025 • 10:30 | Atualizado há 2 meses
OpenAI registra seu primeiro mês com US$ 1 bilhão em receita, mas ainda enfrenta falta de capacidade, diz diretora financeira
Epic divulga em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Hertz venderá nos EUA veículos usados online por meio de parceria com Amazon Autos
Volta da Shein para a China é última tentativa de salvar seu IPO, dizem analistas
McDonald’s, Starbucks e outras redes de fast food apostam em novas bebidas para turbinar as vendas
Publicado 01/07/2025 • 10:30 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
As ações da Tesla estavam sob pressão na terça-feira (1) depois que o presidente Donald Trump disse em uma postagem nas redes sociais tarde da noite que o governo federal deveria considerar cortar subsídios para as empresas de Elon Musk.
“Elon pode receber mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem subsídios, Elon provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul. Chega de lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos, e nosso país economizaria uma FORTUNA. Talvez devêssemos pedir ao DOGE para analisar isso com atenção? MUITO DINHEIRO A SER ECONOMIZADO!!!”, dizia a publicação no Truth Social.
“DOGE” refere-se ao chamado Departamento de Eficiência Governamental, que Musk liderou no início da administração Trump antes de deixar seu cargo governamental no final de maio.
As ações da Tesla caíram mais de 5% no pré-mercado de terça-feira. Alguns dos outros empreendimentos de Musk, incluindo a SpaceX e a Starlink, dependem fortemente de políticas governamentais.
Trump pareceu reiterar sua ideia de cortar os subsídios ao falar com repórteres na manhã de terça-feira.
“Ele está chateado por estar perdendo seu mandato de veículo elétrico… mas ele pode perder muito mais do que isso, posso garantir. Elon pode perder muito mais do que isso”, disse Trump.
Musk, que fez campanha com Trump em 2024, criticou publicamente o projeto de lei de impostos e gastos que tramita no Congresso. A legislação parece destinada a cortar o apoio governamental à energia verde e aos carros elétricos, ao mesmo tempo, em que aumenta o déficit federal projetado, em relação à legislação atual.
Na rede social X, Musk respondeu a uma captura de tela da publicação de Trump com: “Estou literalmente dizendo: CORTEM TUDO. Agora.”
As críticas de Musk aos planos de gastos do governo pareceram um dos motivos para uma briga pública entre os dois bilionários no início de junho, que levou a uma liquidação das ações da Tesla. Em seguida, as tensões pareceram esfriar, e as ações da Tesla se recuperaram mais de 11% desde 5 de junho.
No entanto, o CEO da Tesla voltou a criticar o projeto de lei tributária e também criticou o Partido Republicano. Na segunda-feira, Musk disse no X que era “hora de um novo partido político que realmente se importe com as pessoas”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente do BRB diz que, com aquisição do Banco Master, conglomerado deve atingir ’25 milhões de clientes e R$ 225 bilhões em ativos em 5 anos’
99 processa Keeta por suposta concorrência desleal e violação de marca no Brasil
Um dos criadores do Pix deixa o Banco Central após mais de 20 anos
Câmara Legislativa de Brasília retoma sessão que discute projeto de aquisição do Banco Master pelo BRB
Mercado de M&A avança no 2º semestre com juros estáveis e valuations atrativos