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Xpeng desafia a guerra de preços dos carros elétricos na China com vendas estáveis; Tesla e concorrentes locais tentam acompanhar
Publicado 02/07/2025 • 09:58 | Atualizado há 19 horas
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Publicado 02/07/2025 • 09:58 | Atualizado há 19 horas
KEY POINTS
Imagem de um carro da Xpeng.
Divulgação Xpeng.
A startup chinesa de carros elétricos Xpeng mantém o impulso de vendas contra seus rivais, mesmo quando a BYD expande seu domínio de mercado em meio a uma feroz guerra de preços na China.
A empresa anunciou na terça-feira (1º) que entregou 34.611 carros em junho, marcando o oitavo mês consecutivo com mais de 30.000 carros entregues.
As ações subiram mais de 2% nas negociações em Nova York. A Xpeng não especificou qual parte das entregas foi de seus carros com assistência avançada ao motorista ou de sua marca de menor preço, a Mona.
A guerra de preços dos carros elétricos na China só se intensificou nas últimas semanas, atraindo críticas do governo por “involução”, ou competição excessiva e não produtiva. O presidente chinês Xi Jinping também liderou uma reunião de uma comissão financeira e econômica de alto nível que pediu mais governança sobre a “competição desordenada de preços baixos”, de acordo com uma tradução da CNBC da mídia estatal chinesa.
Os concorrentes da Xpeng listados nos EUA, que miram um segmento mais premium do mercado automotivo chinês, tiveram um impulso de vendas mais modesto.
A Zeekr, apoiada pela Geely, relatou 16.702 entregas de carros em junho, uma queda de 11,7% em relação ao mês anterior e de 16,9% em relação ao ano anterior.
A Nio informou 24.925 entregas de carros em junho, um leve aumento em relação a maio, graças ao crescimento de sua marca premium “Nio” e das marcas de menor preço Onvo e Firefly.
A Li Auto relatou 36.279 entregas de veículos em junho, uma queda de 11,2% em relação a maio, mas suas entregas totais no segundo trimestre chegaram a 111.074 unidades, superando a previsão reduzida da empresa de 108.000 carros. Na sexta-feira, a empresa cortou sua previsão de entregas do segundo trimestre em mais de 15.000 carros, atribuindo a queda a uma atualização em seu sistema de vendas.
“Com base em nossas verificações de canal e análise, entendemos que a Li Auto começou a proibir descontos extras de vendedores compartilhando sua comissão com clientes dentro de sua rede de vendas desde o começo de junho de 2025”, disseram analistas do Nomura em um relatório no domingo. Eles consideraram os movimentos da montadora como um esforço para limitar a competição entre seus vendedores enquanto focam em melhorar os serviços e o reconhecimento da marca.
A maioria dos modelos da Li Auto são SUVs que vêm com um tanque de combustível, o que estende o alcance de condução do carro e aborda uma das maiores preocupações dos consumidores sobre veículos elétricos. As entregas mensais da Li Auto haviam superado 50.000 no final do ano passado.
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A Xiaomi, listada em Hong Kong, relatou entregas de mais de 25.000 carros elétricos em junho, uma ligeira queda em relação ao mês anterior.
Menos de um dia após anunciar que seu novo SUV YU7 seria 10.000 yuans (aproximadamente R$ 6.800) mais barato que o Model Y da Tesla, a fabricante chinesa de smartphones disse que seu carro recebeu mais de 240.000 pedidos confirmados. A Xiaomi afirmou que o YU7 oferecia uma maior autonomia de condução que o Model Y, mas reconheceu que o sistema de assistência ao motorista da Tesla era mais avançado.
As entregas do SUV YU7 agora estão programadas para levar mais de meio ano, se não muito mais, de acordo com o portal de pedidos online da Xiaomi. A empresa havia inicialmente dito que as entregas levariam de uma a cinco semanas.
“Acreditamos que uma parte significativa dos novos pedidos pode vir de cambistas, refletindo expectativas de popularidade extrema para o novo modelo”, disse Junheng Li, CEO e chefe de pesquisa da JL Warren Capital, em uma nota na quarta-feira (2).
“Estimamos que as vendas da Tesla no segundo trimestre na China sejam de aproximadamente 128 mil unidades, uma queda de 12% ano a ano, pressionadas pela intensificação da concorrência com os novos lançamentos de modelos das marcas chinesas”, disse Li.
A Tesla aumentou seu preço na China para o Model 3 de longo alcance com tração integral em 10.000 yuans, de acordo com seu site na terça-feira (1).
Até maio, a Tesla era a quinta maior montadora por participação de mercado no segmento de veículos de nova energia da China, que inclui carros movidos apenas a bateria e híbridos. Os dados da Associação Chinesa de Carros de Passeio mostraram que as vendas no varejo da Tesla no país nos primeiros cinco meses do ano caíram ligeiramente para pouco mais de 200.000 veículos. Os números de junho não estavam disponíveis até a manhã de quarta-feira (2), no horário local.
A Leapmotor, que fez parceria com a Stellantis, dona da Chrysler e Jeep, para o mercado no exterior, também manteve um crescimento constante em junho com entregas recordes de 48.006 carros no mês. A Aito, que utiliza tecnologia da Huawei para o sistema de entretenimento e assistência ao motorista do carro, relatou 44.685 entregas de carros no mês passado.
A BYD continuou sendo o gigante do mercado, com suas vendas de carros de passeio aumentando em junho para 377.628 veículos, mais da metade dos quais eram de carros movidos apenas a bateria. O restante eram carros elétricos híbridos plug-in.
Isso trouxe as vendas de carros de passeio da BYD para a primeira metade do ano para 2,1 milhões de veículos.
Em contraste, a Leapmotor e a Li Auto registraram cada uma entregas de mais de 200.000 carros na primeira metade do ano, enquanto a Xpeng ficou um pouco abaixo do marco com 197.189 entregas de veículos.
As entregas da Xiaomi para a primeira metade do ano excederam 150.000 carros, de acordo com cálculos da CNBC de números públicos disponíveis.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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