Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil 2030: “Obras precisam de base sólida ou serão construídas em banco de areia”, diz Efraim Filho sobre investimentos no Brasil
Publicado 02/07/2025 • 10:41 | Atualizado há 24 horas
Demissões no DOGE podem começar a impactar mercado de trabalho nos EUA
A OpenAI afirma que tokens da Robinhood não são ativos da empresa
Amazon vai encerrar serviço de streaming gratuito Freevee em agosto
Americanos lutam contra a ansiedade da demissão: isso deixa os trabalhadores ‘se esgotarem mais rápido’, dizem os especialistas
Em nova rodada de cortes, Microsoft demite cerca de 9 mil funcionários
Publicado 02/07/2025 • 10:41 | Atualizado há 24 horas
KEY POINTS
O ambiente regulatório e o equilíbrio fiscal foram os principais temas discutidos pelo senador da República Efraim Filho (União Brasil-PB) durante o evento Brasil 2030 Concessões e Consumo: Caminhos para o desenvolvimento do Brasil, promovido pelo Times Brasil, Licenciado Exclusivo CNBC.
O parlamentar defendeu a criação de condições jurídicas e fiscais estáveis para atrair investimentos privados em infraestrutura. “Essas obras serão feitas em banco de areia ou em concreto armado?”, questionou Efraim, ao usar uma metáfora para ilustrar a importância de uma base sólida na condução de projetos estruturantes no país.
Durante sua participação, o senador destacou que o Congresso Nacional tem papel decisivo na construção desse ambiente. Ele citou a aprovação de projetos como o novo arcabouço fiscal, a mudança na Lei do CAF, a taxação de offshores e fundos exclusivos, a atualização das regras de ICMS e a reforma tributária como exemplos da contribuição do Legislativo.
Leia também:
Efraim afirmou que a previsibilidade e a segurança jurídica são os dois pilares que garantem confiança ao capital privado. Segundo ele, o governo federal precisa equilibrar suas contas não apenas pelo lado da receita, com aumento de impostos, mas também pela qualificação do gasto público e redução de desperdícios.
Ao ser questionado sobre os avanços legislativos para as concessões de serviços públicos, o senador citou a aprovação de novas regras para o licenciamento ambiental. Para Efraim, o Brasil deve buscar um equilíbrio entre preservação ambiental e atividade produtiva. Ele reconheceu que a votação foi sensível, mas avalia que o Congresso acertou ao atualizar a legislação.
Na avaliação do parlamentar, os principais entraves para o ambiente de negócios no país são o chamado Custo Brasil, a carga tributária elevada e a insegurança jurídica. “O capital privado é racional. Ele quer retorno e previsibilidade”, afirmou.
Efraim também chamou atenção para a reforma tributária, destacando que a proposta aprovada não se limita à simplificação do sistema, mas busca garantir estabilidade e afastar soluções improvisadas em momentos de crise econômica.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Itaú lança plataforma própria de compra de passagens aéreas e prepara sala vip
Proposta de Trump sobrevive a impasse republicano e segue para decisão final no Congresso
Gayer: PF instaura inquérito para investigar ataque hacker que desviou ao menos R$ 400 milhões
Merz pede que União Europeia feche acordo “rápido e simples” com os EUA sobre tarifas
Em meio à crise do IOF, Motta promete votar reforma administrativa neste ano