Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Diretor da Fipe destaca importância dos índices econômicos e desafios de prever o futuro
Publicado 04/07/2025 • 12:30 | Atualizado há 7 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 renova recorde aos 177 mil pontos
Publicado 04/07/2025 • 12:30 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi criada no início da década de 1970 para fortalecer o Departamento de Economia da USP por meio de estudos aplicados, disse Carlos Antonio Luque, diretor presidente da Fipe, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“Essas fundações, como a Fipe na economia, surgiram para permitir que os professores pudessem desenvolver trabalhos que fossem além da teoria, com uma abordagem mais empírica, conectada aos problemas reais do país e às demandas da sociedade brasileira”, explicou o diretor.
Ele afirmou que a Tabela Fipe, hoje referência nacional no setor automotivo, é um dos serviços mais populares da fundação. “Embora tenhamos uma ampla produção de estudos em áreas como mercado de trabalho, desenvolvimento e políticas públicas, mais de 95% dos acessos que recebemos são voltados para a consulta à tabela de preços de veículos, que surgiu a partir de uma iniciativa dentro da casa, com envolvimento direto do então estudante e hoje ministro Fernando Haddad”.
Leia mais:
Maioria dos bancos espera desaceleração contida da expansão no crédito em 2025, diz pesquisa
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
A Fipe também é responsável pelo FipeZap, índice que monitora o mercado imobiliário em várias regiões do país. “Medir o preço médio de imóveis é um enorme desafio, por exigir a coleta de dados representativos e o uso de métodos estatísticos rigorosos, mas é fundamental lembrar que todos os índices têm limitações, por serem baseados em amostras que buscam representar a realidade”, explicou o economista.
Outro índice importante é o IPC, criado ainda na década de 1930, antes mesmo da fundação da Fipe. “Esse índice acompanha o custo de vida na cidade de São Paulo desde 1939, e se trata de uma média calculada com base no consumo de faixas específicas da população”, afirmou Luque.
Questionado sobre o futuro da economia, ele fez uma análise cautelosa diante do cenário global. “O futuro, por definição, é incerto, e tentar antecipá-lo em um mundo com tantos conflitos geopolíticos, mudanças abruptas de políticas econômicas e comportamentos imprevisíveis dos agentes públicos e privados torna essa tarefa ainda mais difícil”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Reservas de água doce da Groenlândia são vistas como “capital congelado”
4
Banco do Brasil adota postura cautelosa para dividendos
5
Mastercard amplia participação no BRB; veja como a empresa chegou a 6,93% do banco