CNBC

CNBC Trump anuncia tarifas de 25% para Japão e Coreia do Sul

Mundo

Trump diz que Musk “saiu dos trilhos” após CEO da Tesla anunciar novo partido político

Publicado 07/07/2025 • 07:43 | Atualizado há 11 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Musk disse em uma publicação no X Saturday que ele havia criado o “Partido Americano”.
  • Desentendimentos sobre o projeto de lei de gastos de Trump levaram a uma dramática desavença entre Trump e Musk.
  • “Estou triste em ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, essencialmente se tornando um DESASTRE nas últimas cinco semanas”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.
Imagem de arquivo - 30/05/2025 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma entrevista coletiva ao lado de Elon Musk no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (DC).

EVAN VUCCI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Imagem de arquivo - 30/05/2025 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma entrevista coletiva ao lado de Elon Musk no Salão Oval da Casa Branca, em Washington (DC).

O presidente dos EUA, Donald Trump, atacou Elon Musk depois que ele formou um novo partido político, chamando a atitude de “ridícula” e dizendo que o bilionário da tecnologia havia “saído completamente dos trilhos”.

“Estou triste ao ver Elon Musk ‘sair completamente dos trilhos’, essencialmente se tornando um DESASTRE nas últimas cinco semanas”, disse Trump em uma publicação no Truth Social na noite de domingo, nos Estados Unidos. “A única coisa para a qual os Terceiros são bons é para criar perturbação e caos completos e totais.”

Musk afirmou em uma publicação no X de que havia criado o “Partido Americano” para competir com os partidos Republicano e Democrata. O bilionário vinha especulando há semanas sobre a ideia de um novo partido político, confrontando Trump devido aos planos de impostos e gastos que, segundo ele, levariam a economia à falência.

“Por um fator de 2 para 1, você quer um novo partido político e você o terá!” Musk escreveu, “Hoje, o Partido América foi formado para devolver sua liberdade.”

Desentendimentos sobre o projeto de lei de gastos levaram a uma dramática desavença entre Trump e Musk, azedando o relacionamento que fez com que Musk gastasse milhões de dólares patrocinando a tentativa de reeleição de Trump e o presidente nomeasse Musk para liderar o Departamento de Eficiência Governamental, conhecido como DOGE, encarregado de identificar áreas para cortes nos gastos federais.

“Acho ridículo criar um terceiro partido. Temos um sucesso tremendo com o Partido Republicano. Os democratas perderam o rumo, mas sempre foi um sistema bipartidário, e acho que criar um terceiro partido só aumenta a confusão”, disse Trump no domingo, segundo a Reuters, um dia após o anúncio de Musk.

Trump também criticou a pressão de Musk por um “Obrigatoriedade de Veículos Elétricos” na postagem de domingo, dizendo que isso teria “forçado todos a comprar um carro elétrico em um curto prazo”.

O projeto de lei de corte de impostos e gastos do presidente, que foi sancionado em 4 de julho, pôs fim aos créditos fiscais para compradores de veículos elétricos.

Trump disse na publicação que alertou Musk durante sua campanha presidencial que planejava encerrar o crédito tributário para veículos elétricos se ele ganhasse um segundo mandato.

“Quando Elon me deu seu apoio total e inquestionável, perguntei se ele sabia ou não que eu iria encerrar o Mandato EV — isso estava em todos os meus discursos e em todas as minhas conversas. Ele disse que não tinha problemas com isso”, disse Trump.

O anúncio de Musk atraiu críticas de aliados de Trump, como James Fishback, CEO da empresa de investimentos Invest Azoria.

Fishback disse que adiou a listagem pública inicial de seu ETF Azoria Tesla Convexity, “em resposta direta” à formação de um novo partido por Musk, e pediu ao conselho da Tesla que o controlasse.

“Isso cria um conflito com suas responsabilidades em tempo integral como CEO da Tesla. Desvia seu foco e energia dos funcionários e acionistas da Tesla”, disse Fishback em uma publicação no X.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo