Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cofundador do Twitter lança um rival de mensagens do WhatsApp baseado em Bluetooth
Publicado 07/07/2025 • 21:39 | Atualizado há 14 horas
Samsung espera que os lucros do 2º trimestre caiam mais da metade, enquanto luta para capturar a demanda por IA
Jim Cramer diz que a última rodada de tarifas de Trump não é ‘significativa’
Trump anuncia tarifas de 25% para Japão e Coreia do Sul
Cofundador do Twitter lança um rival de mensagens do WhatsApp baseado em Bluetooth
Tarifas vão ‘voltar’ aos níveis de abril até 1º de agosto para países sem acordos, diz Bessent
Publicado 07/07/2025 • 21:39 | Atualizado há 14 horas
KEY POINTS
Pexels
O cofundador do Twitter e CEO da Block, Jack Dorsey, desenvolveu o Bitchat, um novo aplicativo de mensagens descentralizado e peer-to-peer que funciona inteiramente em redes mesh Bluetooth, sem a necessidade de internet, servidores centrais, números de telefone ou e-mails.
O cofundador do Twitter anunciou no domingo (06) que a versão beta está disponível no TestFlight, com um white paper completo disponível no GitHub. Em uma publicação no X Sunday, Dorsey descreveu o aplicativo como um experimento pessoal em “redes mesh Bluetooth, retransmissões e modelos de armazenamento e encaminhamento, modelos de criptografia de mensagens e algumas outras coisas”.
O Bitchat permite comunicação efêmera e criptografada entre dispositivos próximos. À medida que os usuários se movem pelo espaço físico, seus telefones formam clusters Bluetooth locais e transmitem mensagens de um dispositivo para outro, permitindo que eles alcancem pares além do alcance padrão — mesmo sem Wi-Fi ou sinal de celular.
Leia mais
Brasileiros são os mais exigentes em inovação para mensagens de conversação, diz CEO global da Sinch
OpenAI lança serviço de chamadas e mensagens para o ChatGPT
Certos dispositivos “ponte” conectam clusters sobrepostos, expandindo a malha por distâncias maiores. As mensagens são armazenadas apenas no dispositivo, desaparecem por padrão e nunca chegam à infraestrutura centralizada — ecoando a antiga campanha de Dorsey por uma comunicação que preserve a privacidade e seja resistente à censura.
O lançamento se baseia em seu apoio a Damus e Bluesky e reflete uma campanha mais ampla para descentralizar tudo, desde mídias sociais até pagamentos.
Assim como os aplicativos baseados em Bluetooth usados durante os protestos de 2019 em Hong Kong, o Bitchat foi projetado para continuar funcionando mesmo quando a internet está bloqueada, oferecendo uma maneira resistente à censura de permanecer conectado durante interrupções, paralisações ou vigilância.
O app também suporta chats em grupo opcionais, ou “salas”, que podem ser nomeados com hashtags e protegidos por senhas. Inclui a funcionalidade de armazenar e encaminhar mensagens para usuários que estão temporariamente offline.
Uma atualização futura adicionará o WiFi Direct para aumentar a velocidade e o alcance, levando ainda mais longe a visão de Dorsey de uma comunicação off-grid, de propriedade do usuário.
Ao contrário das plataformas de mensagens tradicionais, como o WhatsApp e o Messenger, da Meta, que são de propriedade e desenvolvidas por grandes empresas de tecnologia e dependem de dados pessoais, o Bitchat opera inteiramente ponto a ponto, sem contas, sem identificadores e sem coleta de dados.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Venda de seminovos cresce 13,7% no acumulado do ano; saiba quais são os preferidos do mercado
CEO da Ford afirma que veículos elétricos fabricados na China são “muito superiores” em tecnologia e qualidade
Justiça rejeita ação e libera assembleia da BRF que vai votar fusão com a Marfrig
Japão considera “lamentável” o anúncio de tarifas de Trump; países lutam para lidar com novo prazo dos EUA
Shein pede IPO em Hong Kong para salvar listagem em Londres, relata FT