CNBC
Linda Yaccarino deixou cargo de CEO do X.

CNBC Linda Yaccarino deixa o cargo de CEO do X, de Elon Musk

Mundo

Ações da fabricante de Ray-Ban, EssilorLuxottica, saltam 6% com participação da Meta em IA

Publicado 09/07/2025 • 07:56 | Atualizado há 9 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Meta teria adquirido uma participação minoritária na fabricante de óculos Ray-Ban, EssilorLuxottica.
  • O investimento, se confirmado, indica o avanço crescente da Meta na tecnologia vestível.
  • A Meta e a EssilorLuxottica firmaram sua primeira parceria em 2019, produzindo duas gerações de óculos inteligentes Ray-Ban Meta.
Meta e Ray-Ban desenvolveram em conjunto dois óculos inteligentes. Agora, a empresa de Mark Zuckerberg é acionista minoritária da famosa marca de óculos.

Meta e Ray-Ban desenvolveram em conjunto dois óculos inteligentes. Agora, a empresa de Mark Zuckerberg é acionista minoritária da famosa marca de óculos.

Unsplash

Ações da fabricante de óculos Ray-Ban, EssilorLuxottica, aumentaram quase 6% na quarta-feira (9) em relatórios de que a Meta adquiriu uma participação minoritária na empresa em meio ao crescente apetite por dispositivos vestíveis com tecnologia de IA.

A Meta supostamente comprou uma participação na EssilorLuxottica no valor de cerca de 3 bilhões de euros (US$ 3,51 bilhões) ao preço de mercado atual e está considerando novos investimentos que podem expandir sua participação para 5%, informou a Bloomberg na terça-feira (8), citando fontes não identificadas familiarizadas com o assunto.

A Meta não quis comentar quando contatada pela CNBC, enquanto a EssilorLuxottica não respondeu imediatamente.

As ações da EssilorLuxottica subiram 5,8% às 10h25, horário de Londres.

O investimento, se confirmado, indica o avanço crescente da Meta na tecnologia vestível — uma prioridade fundamental para o CEO Mark Zuckerberg — e uma oportunidade para a empresa desenvolver sua própria linha de produtos de hardware.

A Meta e a EssilorLuxottica firmaram sua parceria em 2019, produzindo duas gerações dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta. A versão inicial foi lançada em 2021, mas foi com o modelo de segunda geração, lançado em 2023, que a dupla obteve maior sucesso.

A última versão vem equipada com o assistente de voz Meta AI e inclui recursos que, quando vinculados a um smartphone, permitem aos usuários identificar pontos turísticos da cidade, obter receitas ao olhar os ingredientes e gravar e enviar mensagens de voz no WhatsApp e no Messenger.

O CEO da EssilorLuxottica, Francesco Milleri, disse em fevereiro que as empresas venderam 2 milhões de pares de óculos Meta Ray-Ban desde o final de 2023 e que ele pretendia aumentar a produção anual para 10 milhões de unidades até o final de 2026.

As duas empresas disseram no mês passado que também planejam lançar versões de seus óculos inteligentes com tecnologia de IA sob as marcas Oakley e Prada.

— Salvador Rodriguez e Jonathan Vanian, da CNBC, contribuíram para esta reportagem.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo