Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Eurocopa feminina traz ganhos para o turismo da Suíça, com aumento de 27% nos gastos
Publicado 14/07/2025 • 16:38 | Atualizado há 2 meses
CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’
Por dentro da luxuosa cobertura de US$ 17 milhões de Luta de Classes, filme de Spike Lee
Movimento global para proteger crianças de crimes na internet impulsiona onda de tecnologias de segurança em IA
Saiba quais são as tarifas de Trump que podem ser anuladas — e as que permanecem — após a decisão da justiça dos EUA
China e Índia buscam estabilidade: líderes discutem fronteira e parcerias após confrontos
Publicado 14/07/2025 • 16:38 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Divulgação Instagram UEFA WEURO 2025
Jogo entre Holanda e França, no dia 13 de julho de 2025.
O atual boom do futebol feminino está impulsionando os gastos com turismo na Suíça neste verão (no hemisfério norte), com a chegada de visitantes internacionais para a Eurocopa 2025. O número de viajantes à Suíça aumentou 12% em relação ao ano anterior na primeira semana da competição, de acordo com dados compartilhados exclusivamente com a CNBC pela gigante de pagamentos Visa, com base em seus titulares de cartão.
O número de visitantes da Alemanha, Polônia e Holanda aumentou 25%, as chegadas do Reino Unido aumentaram 20%, enquanto Itália e França tiveram aumentos de 15% e 10%, respectivamente.
Leia mais
Chelsea, campeão do Mundial de Clubes, leva prêmio de US$ 40 milhões
Curiosidades fascinantes sobre Wimbledon
Enquanto isso, os gastos aumentaram 27% na semana que começou em 2 de julho nos locais-sede do país, que incluem Basileia, Berna, Genebra e Zurique, bem como nas cidades menores de St. Gallen, Sion e Thun.
O faturamento em restaurantes quase dobrou em Berna, enquanto os gastos com entretenimento mais que triplicaram nas pitorescas margens do lago de Thun, que sediou Noruega x Islândia e Espanha x Bélgica na semana passada.
Os gastos com produtos de varejo na Suíça aumentaram 30%, o que, segundo o diretor de marketing da Visa Europa, Kim Kadlec, mostrou o “poderoso efeito cascata” do torneio, com um aumento nos gastos do consumidor em tempo real em todos os setores.
A visão de grandes estádios lotados para partidas de futebol feminino — que agora são esperadas ao longo da Euro 2025 — parecia distante. O esporte feminino só começou a se profissionalizar em nível de clubes, essencial para o desenvolvimento geral de talentos, na década de 2010.
A Euro 2022, sediada pela Inglaterra, provou ser um sucesso marcante em termos de alcance, com mais de uma década de investimentos esportivos de base, novos e ampliados acordos de transmissão e aumento do interesse do público e da mídia se concretizando.
O público de quase 90 mil pessoas na final da Inglaterra contra a Alemanha, no Estádio de Wembley, em Londres, foi o maior da história para uma final da Eurocopa, tanto masculina quanto feminina. As vendas de ingressos para o torneio quase quadruplicaram, chegando a 60 milhões de euros (US$ 70 milhões), e a audiência global de TV ao vivo saltou para 365 milhões, de 178 milhões em 2017 e 116 milhões em 2013.
Avanços para o esporte global também incluem o acordo de igualdade salarial firmado nos Estados Unidos em 2022 pela US Soccer e um acordo de direitos de transmissão de cinco anos com as emissoras Sky Sports e BBC para a Liga Inglesa de Futebol Feminino, a partir de 2025, que deve dar alcance sem precedentes às partidas. Esses avanços ocorrem mesmo com o tamanho dos acordos, o financiamento geral e a audiência ainda sendo ofuscados pelo poder do futebol masculino, o esporte mais assistido do mundo.
Novos recordes já estão sendo quebrados na Euro 2025, com a venda antecipada de ingressos totalizando 600 mil, com ingressos esgotados em 22 das 31 partidas. Desse total, 35% foram adquiridos por visitantes internacionais, segundo a UEFA, órgão organizador.
“Já são 61 mil alemães, 41 mil ingleses, 16 mil franceses, 15 mil holandeses e 5 mil americanos”, disse Nadine Kessler, diretora da UEFA para o futebol feminino, em um comunicado no mês passado.
“Acho que chegamos a 114 nacionalidades e é exatamente isso que queremos – algo inédito no futebol feminino – e mostra que aprendemos as lições certas com a Inglaterra 2022.”
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Ibovespa B3 sobe mais de 1% e volta aos 139 mil pontos, com bancos em destaque; dólar permanece estável
Grupo Alife-Nino compra participação nas redes Camarão & Cia e Camarada Camarão