CNBC
O logotipo da marca e as letras da fabricante de automóveis Renault podem ser vistos em uma filial da empresa perto de Prunelli-di-Fiumorbo, na ilha de Córsega (França), em 21 de abril de 2025.

CNBC Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino

Startups

Com uso de IA, startup quer “democratizar as seletivas” e mudar futebol de base no Brasil

Publicado 15/07/2025 • 13:26 | Atualizado há 19 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Mesmo com bilhões movimentando o mercado internacional, o futebol de base brasileiro ainda carece de estrutura e profissionalização.
  • Para mudar esse cenário, a startup Footbao vem usando inteligência artificial para conectar jovens talentos a clubes do Brasil e do exterior.
  • “Hoje o nosso trabalho é oportunizar os atletas brasileiros”, afirmou Euler Victor, Head de Negócios da empresa.

Mesmo com bilhões movimentando o mercado internacional, o futebol de base brasileiro ainda carece de estrutura e profissionalização. Para mudar esse cenário, a startup Footbao vem usando inteligência artificial para conectar jovens talentos a clubes do Brasil e do exterior.

“Hoje o nosso trabalho é oportunizar os atletas brasileiros”, afirmou Euler Victor, Head de Negócios da empresa, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta terça-feira (15).

Segundo ele, há cerca de 15 milhões de jovens entre 8 e 18 anos sonhando em se tornar jogadores, e a tecnologia da plataforma tem ampliado as chances desses atletas serem vistos.

A empresa, que já conta com um banco de dados de 5 mil jovens, coleta vídeos enviados pelos próprios jogadores ou captados por analistas e projetos sociais parceiros. Um dos casos de sucesso é o da atleta Glória Gasparini, da Seleção Brasileira sub-17. “Ela se cadastrou no nosso app, subiu o vídeo e foi vista por clubes do Brasil inteiro”, contou Euler. Além dela, outros jovens já foram encaminhados para equipes como Desportivo Brasil e Araçatuba.

Leia também:

Eurocopa feminina traz ganhos para o turismo da Suíça, com aumento de 27% nos gastos

Super Mundial de Clubes estreia em junho com novo formato e equipes mais valiosas do futebol mundial

Adeus, novelas? Futebol vira maior paixão dos brasileiros na TV

O modelo de negócios da startup se baseia em parcerias com clubes, especialmente os que não têm estrutura ou orçamento para grandes departamentos de captação. “Hoje, 90% dos clubes no Brasil não têm investimento para manter observadores. Nós fornecemos esse serviço de identificação e banco de dados”, explicou. Euler enfatizou que a empresa não agencia atletas nem participa de negociações: “Nosso trabalho é unir as pontas”.

A ambição da Footbao, segundo o executivo, é se tornar o maior hub de futebol do mundo. “Queremos que milhões de atletas sejam vistos. Que daqui a duas Copas do Mundo a gente veja jogadores revelados pela nossa plataforma”, afirmou. Ele também criticou a falta de acesso ao esporte no país. “É incrível dizer isso, mas no Brasil precisamos voltar a popularizar o esporte mais popular. Só uma em cada cinco escolinhas é gratuita”, disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Startups