Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump autoriza e EUA vão investigar Brasil por práticas comerciais desleais
Publicado 15/07/2025 • 21:28 | Atualizado há 2 meses
Com 7,8%, economia da Índia cresce acima do esperado no comparativo anual fechado em junho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’
Por dentro da luxuosa cobertura de US$ 17 milhões de Luta de Classes, filme de Spike Lee
Trump antecipa tarifação das blusinhas nos EUA e causa apreensão nos mercados, marcas e consumidores
Movimento global para proteger crianças de crimes na internet impulsiona onda de tecnologias de segurança em IA
Publicado 15/07/2025 • 21:28 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O governo dos Estados Unidos, por meio do Escritório do Representante Comercial (USTR), iniciou uma investigação, no termos da Seção 301, sobre práticas comerciais do Brasil consideradas injustas aos EUA e que “vai apurar os ataques do Brasil às empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos americanos”, diz o comunicado assinado pelo embaixador Jamieson Greer.
Leia mais:
CNI alerta para tarifa de Trump: “É um jogo perde-perde para Brasil e EUA”
O escritório ainda irá verificar diversos atos e se políticas e práticas relacionados ao comércio digital, serviços de pagamento eletrônico, tarifas preferenciais injustas, interferência anticorrupção, proteção da propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento ilegal são irracionais ou discriminatórios e oneram ou restringem o comércio dos EUA.
Greer fala ainda o USTR detalhou as práticas comerciais desleais do Brasil que restringem a capacidade dos exportadores americanos de acessar seu mercado há décadas no Relatório Nacional de Estimativa de Comércio (NTE). E que “após consultar outras agências governamentais, assessores credenciados e o Congresso”, determinou que as barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil “merecem uma investigação completa e, potencialmente, uma ação corretiva”.
O dispositivo é parte da Lei de Comércio de 1974, assinada pelo então presidente George Ford. Por meio dele, o governo pode investigar práticas de Estados estrangeiros consideradas injustas aos Estados Unidos. A legislação autoriza ainda a imposição de ações como resultado dessas apurações, inclusive tarifas.
De acordo com o Congresso, uma investigação pode ser iniciada caso os direitos dos EUA previstos em qualquer acordo comercial estejam sendo violados. Outra possibilidade é se um ato, política ou prática de um governo estrangeiro contrariar os benefícios americanos em determinado pacto, ou então se for “injustificável” e “restringir” o comércio dos EUA.
Entenda abaixo o passo a passo da Seção 301:
A investigação sob a Seção 301 acontece conforme o seguinte procedimento:
O USTR organiza audiências públicas e consultas formais com o governo estrangeiro para coletar informações relevantes. Há também possibilidade discussões no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC). Essa fase dura 12 meses, que podem ser prorrogados.
Após a fase investigativa, o USTR produz um relatório final em que, se concluir que há violações, deve recomendar ação corretiva ao presidente. Há preferência por uma solução negociada, mas podem ser impostas retaliações se não houver acordo.
Os EUA podem, então, aplicar tarifas adicionais, suspender benefícios comerciais, proibir importações, entre outras medidas. Há uma consulta pública sobre a lista de bens retaliados, além de revisão jurídica interna.
As medidas podem eventualmente ser modificadas ou até reforçadas, caso conclua-se que o país em questão mudou a política conforme o demandado.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
COP30: 80% dos países signatários do Acordo de Paris não revisaram metas de redução de gases
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Banco Genial renuncia a fundo citado em operação na Faria Lima
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Ibovespa B3 sobe mais de 1% e volta aos 139 mil pontos, com bancos em destaque; dólar permanece estável