CNBC
Fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg

CNBC Meta não assina código de conduta de IA da União Europeia e fala em excesso que pode frear crescimento

Mundo

União Europeia reduz teto de preço do petróleo russo em novo pacote de sanções

Publicado 18/07/2025 • 10:10 | Atualizado há 8 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Políticos europeus anunciaram nesta sexta-feira (18) que o limite de preço para a compra de petróleo russo por países de fora do G7 foi reduzido, afetando também o uso de serviços logísticos do Ocidente.
  • União Europeia fechou um novo pacote de sanções contra a Rússia, que inclui a redução do teto de preço para barris de petróleo bruto exportados por Moscou.
Indústria petrolífera

Indústria petrolífera

Unsplash.

Desde a invasão da Ucrânia, em 2022, G7 e UE têm imposto restrições para limitar o quanto países fora do grupo podem pagar pelo petróleo russo, caso queiram continuar utilizando serviços de transporte, seguro e apoio logístico operados por empresas do G7 — grupo que inclui EUA, Canadá, Reino Unido, Japão, França, Alemanha e Itália.

A lógica da medida é dupla: reduzir as receitas que alimentam a economia e o esforço de guerra russo, sem provocar escassez no mercado global de petróleo, que poderia gerar uma disparada de preços.

Na prática, desde dezembro de 2022, quem pagar acima de US$ 60 por barril de petróleo russo perde acesso aos serviços ocidentais — uma pressão sobre importadores como Índia e China, que hoje absorvem grande parte do petróleo russo.

Apesar das restrições, a produção russa segue alta. Em junho, o país produziu 9,19 milhões de barris por dia, segundo a Agência Internacional de Energia. Parte das exportações passou a ser feita por uma “frota fantasma” de navios fora do radar e empresas de fachada, contornando sanções.

Agora, com o novo pacote de sanções — o 18º desde o início do conflito — a UE indicou que vai reduzir ainda mais esse teto. Segundo autoridades europeias ouvidas pela CNBC sob anonimato, o novo limite deve ficar pouco acima de US$ 47 por barril, ajustado conforme a dinâmica de mercado.

“Estamos atingindo o coração da máquina de guerra da Rússia. O novo pacote mira os setores bancário, energético e industrial-militar e traz um novo teto dinâmico para o petróleo”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em rede social.

A chefe da diplomacia da Estônia, Kaja Kallas, confirmou a inclusão do novo teto de preço e destacou a primeira sanção europeia contra a principal refinaria da estatal russa Rosneft na Índia — um gesto inédito no esforço para desestimular o comércio de petróleo russo.

Nem von der Leyen nem Kallas especificaram oficialmente o novo valor do teto.

O novo limite, porém, faz parte de uma estratégia mais ampla da UE para pressionar o governo russo a negociar o fim da guerra na Ucrânia.

Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump, que assumiu em janeiro, iniciou seu mandato com uma postura mais amena em relação ao Kremlin do que Joe Biden, mas recentemente tem demonstrado impaciência com o impasse diplomático.

O senador americano Lindsey Graham chegou a sugerir a possibilidade de sanções contra países que continuarem comprando petróleo russo. O objetivo seria dar a Trump “uma marreta legal”, caso ele opte por aumentar a pressão e acelerar o fim do conflito.

Grandes compradores como a Índia já argumentaram que seguem importando petróleo russo com desconto por uma questão de interesse nacional e segurança energética.

Enquanto isso, o mercado global de petróleo segue sob tensão, com riscos de interrupção no Oriente Médio devido aos conflitos entre Israel e Irã. Isso amplia a preocupação com a estabilidade da oferta em regiões-chave para o abastecimento mundial.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo