CNBC

CNBCGigantes franceses de bebidas recuam após Trump ameaçar tarifas de 200%

Notícias do Brasil

A ofensiva de Trump contra os juros: Wall Street entra em alerta com proposta que ameaça lucros bilionários

Publicado 20/01/2026 • 15:45 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Presidente Donald Trump pediu para os bancos limitarem as taxas de juros do cartão de crédito em 10%.
  • Medida considerada drástica provavelmente não poderia ser imposta por meio de poderes executivos ou reguladores financeiros, exigindo legislação no Congresso, onde tais esforços falharam no passado, de acordo com especialistas regulatórios e analistas.
  • O anúncio de Trump é visto como uma tentativa de abordar as preocupações dos eleitores sobre o custo de vida antes das eleições legislativas deste ano, em uma retomada de sua promessa de campanha presidencial.

Pexels

Os bancos dos EUA enfrentam nesta terça-feira (20) um teste político delicado sobre como responder ao pedido do presidente Donald Trump para limitar as taxas de juros do cartão de crédito em 10% — deixando o setor financeiro correndo para decidir como proceder, segundo várias fontes da indústria.

Trump disse em 10 de janeiro que estava pedindo um teto de um ano para as taxas de juros do cartão de crédito em 10%, com início em 20 de janeiro, um movimento que derrubou o preço das ações e levou os bancos a alertarem que isso prejudicaria o acesso dos consumidores ao crédito. No entanto, a Casa Branca não forneceu detalhes sobre como o plano se concretizará nessa data ou como será fiscalizado.

Uma medida tão drástica provavelmente não poderia ser imposta por meio de poderes executivos ou reguladores financeiros, exigindo legislação no Congresso, onde tais esforços falharam no passado, de acordo com especialistas regulatórios e analistas.

O conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, sugeriu anteriormente a ideia de “Trump cards” (cartões Trump) que os bancos ofereceriam voluntariamente em vez de serem forçados por uma nova lei, em fala na sexta-feira ao programa “Mornings with Maria”, da Fox Business Network.

A Bloomberg informou na sexta-feira que a Casa Branca estava avaliando o uso de uma ação executiva, citando fontes.

Leia mais:

Bancos dos EUA resistem à proposta de Trump de reduzir as taxas de juros de cartões de crédito

A falta de orientações firmes deixaram os bancos com um dilema antes de terça-feira. Alguns analistas dizem que o setor pode pressionar por um acordo no qual os credores lancem novos produtos com taxas mais baixas e menos benefícios.

Sem obrigatoriedade de cumprimento

Os bancos têm quebrado a cabeça sobre o que pode acontecer, dado que, até sexta-feira, não havia exigência legal ou regulatória para o cumprimento, disse uma fonte de um grande banco que pediu anonimato ao falar sobre questões políticas sensíveis.

Essa pessoa e um informante do setor de cartões de crédito disseram que a indústria tem estado em discussões com o governo para obter clareza. Apesar da confusão sobre como o governo implementaria o teto, os credores estavam levando a diretriz de Trump a sério, disse uma terceira fonte do setor.

De fato, o setor financeiro foi pego de surpresa pelo anúncio na semana passada. Logo após o ocorrido, um banco preparou seu CEO para o caso de uma ligação de um funcionário do governo, disse a fonte bancária.

“Acho que haverá um diálogo contínuo entre o setor e o governo”, disse Stephen Biggar, analista bancário da Argus Research, embora estivesse incerto sobre o que poderia acontecer na terça-feira.

O setor luta há anos contra projetos de lei no Congresso que limitariam as taxas dos cartões de crédito, e sua posição não mudou, disse uma quarta fonte de um grupo comercial, acrescentando que os bancos esperam intensificar seus esforços de defesa (lobby) para combater a proposta nas próximas semanas.

O anúncio de Trump é visto como uma tentativa de abordar as preocupações dos eleitores sobre o custo de vida antes das eleições legislativas deste ano, em uma retomada de sua promessa de campanha presidencial.

“O presidente certamente tem a expectativa… de que as operadoras de cartão de crédito façam isso”, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, a repórteres na quinta-feira. “Não tenho uma consequência específica para detalhar, mas certamente esta é uma expectativa e, francamente, uma exigência que o presidente fez.”

Hassett disse na sexta-feira que o governo estava discutindo com CEOs de grandes bancos como conceder crédito a tomadores que não o possuem, mas que, de outra forma, poderiam se qualificar.

Um funcionário da Casa Branca disse que o governo Trump estava explorando todas as ferramentas possíveis para lidar com uma crise de custo de vida que atribui ao governo Biden.

Possíveis soluções

Os cartões de crédito são extremamente lucrativos, e um teto poderia afetar as expectativas de lucros futuros de bancos maiores e operadoras de cartões, disse David Krakauer, vice-presidente de gestão de portfólio da Mercer Advisors.

As operadoras de cartões poderiam, em vez disso, fazer gestos conciliatórios com ofertas inovadoras, como taxas mais baixas para certos clientes ou cartões básicos (“no-frills”) que poderiam cobrar 10%, mas não teriam recompensas ou teriam limites de crédito mais baixos, disseram analistas. Alguns bancos, como o Bank of America, já oferecem cartões semelhantes.

“Os bancos poderiam oferecer um novo cartão ou uma linha de crédito a um cliente com uma taxa que provavelmente estaria na casa dos 10%, mas tendo em mente que as características prováveis desse cartão seriam menos robustas”, disse Moshe Orenbuch, diretor-gerente da TD Cowen.

Embora os bancos possam resistir, há um limite para até onde podem ir, disse Brian Mulberry, gerente sênior de portfólio de clientes da Zacks Investment Management, que possui várias ações de bancos de grande capitalização.

“A volatilidade das políticas provavelmente criará volatilidade no mercado até que haja um caminho claro para bancos e reguladores.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;