ALERTA DE MERCADO:

Ibovespa B3 renova recorde e ultrapassa os 175 mil pontos

CNBC

CNBCCEO do JPMorgan alerta Trump em Davos: imigração é vital para o crescimento dos EUA

Notícias do Brasil

Brasil defende acelerar internalização do acordo Mercosul–União Europeia

Publicado 22/01/2026 • 10:30 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Vice-presidente Geraldo Alckmin anuncia que o governo enviará ao Congresso a proposta de internalização do acordo com a União Europeia para acelerar a vigência provisória.
  • Estratégia busca sinalizar compromisso ao bloco europeu e destravar resistências políticas externas em um cenário de avanço do protecionismo global em 2026.
  • Senador Nelsinho Trad confirma convergência entre Câmara, Senado e Parlasul para garantir tramitação célere da parceria que levou 25 anos para ser concluída.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o senador Nelsinho Trad defenderam hoje (22) a aceleração do processo de internalização do acordo entre Mercosul e a União Europeia durante coletiva de imprensa realizada na Vice-Presidência da República. As declarações foram acompanhadas ao vivo pelo programa Real Time.

“São 25 anos de trabalho. Tivemos um percalço, mas vamos superá-lo. A decisão do governo é acelerar o processo”, afirmou Alckmin, ao destacar que o presidente deve encaminhar ao Congresso Nacional a proposta de internalização do acordo.

Leia também: Acordo Mercosul–UE trava no Parlamento Europeu após pedido de parecer judicial

Segundo o vice-presidente, a atuação célere do Senado pode reforçar, junto às instituições europeias, a adoção de uma vigência provisória do acordo enquanto eventuais questionamentos jurídicos seguem em análise.

“O objetivo é que não haja esse atraso. Existe um empenho forte da Comissão Europeia e do Conselho Europeu para destravar essas amarras”, disse Alckmin, ao ressaltar que o Brasil pretende contribuir para que o processo avance mais rapidamente do lado europeu.

Ele avaliou que o acordo ganha ainda mais relevância em um contexto global de instabilidade geopolítica e avanço do protecionismo, funcionando como um sinal de fortalecimento do multilateralismo.

“É o maior acordo do mundo entre blocos. Pelo diálogo, você abre mercados, estimula investimentos recíprocos, fortalece a sustentabilidade e aproxima os povos”, afirmou, reforçando que o Brasil seguirá com o encaminhamento ao Congresso.

Já o senador Nelsinho Trad que estava acompanhando o Vice Presidente, existe por parte dele um otimismo em relação à tramitação do acordo no Parlamento brasileiro e ao ambiente político favorável para avançar com a ratificação.

“Um acordo dessa natureza é algo muito propositivo e positivo para toda a sociedade brasileira. Está calcado na indústria e no setor do agro e levou mais de 25 anos para chegar até aqui”, disse o senador.

Segundo Trad, há convergência entre Senado, Câmara e o Parlasul para dar celeridade à análise, aproveitando o momento político para evitar novos atrasos. “O que a gente puder fazer para acelerar isso e fazer chegar na ponta, para a população brasileira, o benefício que esse acordo traz, nós vamos fazer”, afirmou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;