CNBC
bandeiras da união europeia

CNBC UE vai adiar tarifas planejadas para os EUA por seis meses para abrir negociações

Brasil

Em meio a negociações sobre tarifaço, Alexandre de Moraes determina prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, aliado de Trump

Publicado 04/08/2025 • 18:24 | Atualizado há 2 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Segundo a decisão, Bolsonaro teria se valido dos perfis de aliados próximos para continuar divulgando mensagens com teor considerado ofensivo ao STF e de apoio a uma suposta intervenção estrangeira no Poder Judiciário.
  • Moraes avaliou que, mesmo sem acessar diretamente suas contas, o ex-presidente manteve atuação ativa nas redes, violando as restrições impostas anteriormente.
  • A ordem judicial determina que Bolsonaro permaneça em sua residência, monitorado por tornozeleira eletrônica, e com visitas restritas apenas a familiares diretos e advogados.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpra prisão domiciliar, após constatar o descumprimento de medidas cautelares relacionadas ao uso de redes sociais.

A decisão de Moraes acontece em meio à tentativa de negociação do governo brasileiro com o presidente norte-americano Donald Trump para reverter a taxação de produtos brasileiros em 50%. Trump afirmou em diversas oportunidades que um dos motivos pelos quais o Brasil recebeu a maior das tarifas anunciadas foi o tratamento que a justiça brasileira tem dado a Bolsonaro, seu aliado político.

Segundo a decisão, Bolsonaro teria se valido dos perfis de aliados próximos — incluindo os de seus filhos parlamentares — para continuar divulgando mensagens com teor considerado ofensivo ao STF e de apoio a uma suposta intervenção estrangeira no Poder Judiciário. Moraes avaliou que, mesmo sem acessar diretamente suas contas, o ex-presidente manteve atuação ativa nas redes, violando as restrições impostas anteriormente.

Leia mais:

Maioria dos brasileiros não acredita que Trump possa reverter inelegibilidade de Bolsonaro, aponta Genial/Quaest

A ordem judicial determina que Bolsonaro permaneça em sua residência, monitorado por tornozeleira eletrônica, e com visitas restritas apenas a familiares diretos e advogados. Além disso, todos os aparelhos celulares encontrados no local deverão ser recolhidos.

“Fica evidente a deliberada tentativa de burlar as determinações desta Corte, o que justifica a imposição de medidas mais rigorosas”, escreveu Moraes. O ministro destacou ainda que as restrições anteriores — como a proibição de comunicação com outros investigados e o veto ao uso de redes sociais — não foram suficientes para coibir a conduta.

A decisão foi tomada no âmbito do inquérito que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Bolsonaro já responde como réu nesse processo e em outras ações que tramitam no STF.

Protestos em apoio ao ex-presidente foram registrados em diversas capitais ao longo da tarde, com manifestações convocadas por redes sociais. A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Bolsonaro, como parte da execução da nova medida cautelar.


📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Brasil