CNBC
Donald Trump

CNBCTrump exige demissão na Netflix em meio à disputa pela compra da Warner

Notícias do Brasil

ANP interdita unidade da Vibra após explosão em tanque de etanol

Publicado 22/02/2026 • 17:36 | Atualizado há 46 minutos

KEY POINTS

  • ANP suspendeu as operações da unidade da Vibra em Volta Redonda após explosão em tanque de etanol e proibiu a movimentação de produtos perigosos.
  • Tanque tinha capacidade para 2 milhões de litros e armazenava cerca de 350 mil litros no momento do acidente; há um ferido grave e dois desaparecidos.
  • Área foi evacuada em raio de 300 metros, e transbordo do combustível remanescente será iniciado após perícia.

Adriana Cópio/Secom/PMVR

ANP interdita unidade da Vibra Energia em Volta Redonda

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) suspendeu as operações de uma unidade da Vibra Energia em Volta Redonda (RJ) após a explosão de um tanque de etanol na madrugada deste domingo (22). 

A medida inclui a interdição dos tanques e equipamentos do local, a proibição de movimentação de produtos perigosos e a suspensão das atividades até nova autorização.

Leia também: ANP extingue contrato e PetroReconcavo tem 180 dias para descomissionar campo Juriti

Segundo a Prefeitura de Volta Redonda, o tanque envolvido no acidente tem capacidade para 2 milhões de litros de álcool e, no momento da ocorrência, continha cerca de 350 mil litros do produto. A empresa informou às autoridades que realizava um serviço de manutenção com solda no momento da explosão.

Pelo menos uma pessoa ficou ferida e está internada em estado grave no Hospital São João Batista. Outras duas estão desaparecidas.

O incêndio foi controlado ainda pela manhã com uso de espuma, conforme protocolo técnico. O Grupamento de Operações com Produtos Perigosos do Corpo de Bombeiros determinou a evacuação preventiva da população em um raio de 300 metros, como medida de segurança.

Após a conclusão da perícia, será iniciado o transbordo do material remanescente no tanque, uma das etapas mais delicadas da operação. Caminhões da Transpetro são aguardados para realizar o transporte do álcool restante.

Leia também: Petrobras inicia preparativos para voltar a perfurar na Margem Equatorial

A ANP informou que a interdição tem base na Lei nº 9.847/1999 e visa proteger pessoas, bens e o meio ambiente diante das explosões e vazamentos identificados. Polícia e Corpo de Bombeiros seguem investigando as causas do acidente.

Equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Assistência Social atuam no local, prestando apoio às famílias evacuadas. A Prefeitura informou que mantém contato com a empresa responsável pelo armazenamento do combustível e cobra providências para garantir a normalização das atividades.

A Vibra informou na tarde deste domingo (22) em comunicado que, em conjunto com a prefeitura de Volta Redonda (RJ), está dando “total apoio à comunidade local, que precisou ser evacuada por medida preventiva e determinação técnica, e disponibilizou hotel e transporte para as pessoas que necessitarem”.

“Neste momento, a empresa realiza, com a coordenação do Corpo de Bombeiros, o transbordo de produto remanescente no tanque de armazenamento atingido pelo incêndio”, ressalta o comunicado. O volume será levado em caminhões-tanque para a base da companhia localizada em Duque de Caxias.

A Vibra, de acordo com o comunicado, iniciou a apuração das causas do ocorrido e atua junto às autoridades competentes para colaborar integralmente com as investigações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Amanda Souza

Jornalista formada pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em economia no Insper. Tem passagem pela Climatempo, CNN Brasil, PicPay e Revista Oeste. É redatora de finanças no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC. Eleita uma das 50 jornalistas +Admiradas da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças de 2024.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;