CNBC
Latas de Coca-Cola são fotografadas em um supermercado em Bayonne, Nova Jersey, em 8 de abril de 2025.

CNBC Lucro da Coca-Cola supera estimativas com forte demanda na Europa compensando fraqueza em outras regiões

Brasil

Apple revela sistema complexo de taxas da App Store para evitar multa de 500 milhões de euros

Publicado 26/06/2025 • 18:06 | Atualizado há 4 semanas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Apple anunciou mudanças em suas políticas da App Store na Europa, afirmando acreditar que as novas regras ajudarão a empresa a evitar uma multa de 500 milhões de euros da UE por violação da Lei de Mercados Digitais.
  • As novas políticas são um sistema complicado de taxas e programas para criadores de aplicativos, e alguns desenvolvedores agora pagarão três taxas separadas por um único download.
Pessoas fazem compras em uma loja da Apple na Grand Central Station, em Nova York, em 4 de abril de 2025.

Pessoas fazem compras em uma loja da Apple

Michael M. Santiago | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

Nesta quinta-feira, a Apple anunciou mudanças em suas políticas da App Store na Europa, afirmando acreditar que as novas regras ajudarão a empresa a evitar uma multa de 500 milhões de euros (R$ 2,7 bilhões) da União Europeia por violação da Lei de Mercados Digitais.

As mudanças anunciadas pela Apple não são uma ruptura completa com a política anterior da empresa, que chamou a atenção da Comissão Europeia inicialmente. Um porta-voz da Comissão Europeia disse em um comunicado que está analisando os novos termos da Apple para verificar se estão em conformidade com a Lei de Mercados Digitais.

Detalhes das novas políticas da Apple

As novas políticas são um sistema complicado de taxas e programas para criadores de aplicativos, e alguns desenvolvedores agora pagarão três taxas separadas por um único download. A Apple também vai introduzir um novo conjunto de regras para todos os desenvolvedores de aplicativos na Europa, incluindo uma taxa chamada “comissão de tecnologia básica” de 5% sobre todas as compras digitais feitas fora da App Store.

A Apple afirmou que não queria fazer as mudanças, mas foi obrigada pelas regulamentações da Comissão Europeia, que ameaçavam multas de até 50 milhões de euros por dia. A Apple disse acreditar que seu plano está em conformidade com a Lei de Mercados Digitais e que evitará multas.

“A Comissão Europeia está exigindo que a Apple faça uma série de mudanças adicionais na App Store”, disse um porta-voz da Apple em comunicado. “Discordamos desse resultado e planejamos recorrer.”

Leia também:

Acionistas processam Apple por supostamente exagerar nos progressos em IA

Apple apresenta inovações e frustra investidores

Reações e análises sobre as mudanças

Um porta-voz da Comissão Europeia não afirmou que a Apple não está mais sujeita à multa. Ele disse em um comunicado que a Comissão está analisando os novos termos da Apple para verificar se a empresa está em conformidade.

“Como parte dessa avaliação, a Comissão considera particularmente importante obter as opiniões dos operadores de mercado e de terceiros interessados antes de decidir os próximos passos”, disse o porta-voz em comunicado.

A saga em Bruxelas é o mais recente exemplo de como a Apple defende ferozmente suas políticas da App Store, uma fonte chave de lucro para a fabricante do iPhone através de taxas entre 15% e 30% sobre downloads na App Store.

Também mostra que a Apple continua a afirmar que tem direito a uma comissão quando aplicativos do iPhone direcionam para sites para compras digitais no exterior, apesar de uma decisão judicial recente que proibiu a prática nos EUA.

Regras de direcionamento não estão mais em vigor nos EUA

De acordo com a Lei de Mercados Digitais, a Apple foi obrigada a permitir que desenvolvedores de aplicativos tivessem mais opções de como distribuir e promover seus aplicativos. Em particular, os desenvolvedores não são mais proibidos de informar seus usuários sobre alternativas mais baratas à App Store da Apple, prática chamada de “direcionamento” pelos reguladores.

No início de 2024, a Apple anunciou suas mudanças, incluindo uma taxa de 50 centavos em downloads de aplicativos fora da plataforma. Críticos, incluindo a sueca Spotify, se opuseram às mudanças propostas pela Apple, dizendo que a empresa de tecnologia escolheu uma abordagem que violava o espírito das regras, e que suas taxas e comissões desafiam a viabilidade do sistema de cobrança alternativo. A Comissão Europeia investigou por um ano e disse na quinta-feira que novamente buscará feedback dos críticos da Apple.

“Desde o início, a Apple deixou claro que não gostava da ideia de cumprir a Lei de Mercados Digitais”, disse a Spotify no ano passado.

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, cuja empresa alterou com sucesso as regras de direcionamento da Apple nos EUA no início deste ano, acusou a Apple no ano passado de “cumprimento malicioso” em sua abordagem à Lei de Mercados Digitais. Sweeney disse que a Apple estava buscando cumprir a letra da lei, mas dificultando para os desenvolvedores aproveitarem as mudanças.

“Aplicativos com pagamentos concorrentes não são apenas taxados, mas comercialmente prejudicados na App Store”, Sweeney postou nas redes sociais na quinta-feira.

Decisões judiciais e impacto nos EUA

A Comissão Europeia anunciou a multa de 500 milhões de euros em abril. Na época, a comissão disse que a empresa de tecnologia ainda poderia fazer mudanças para evitar a multa.

As restrições da Apple ao direcionamento nos Estados Unidos foram derrubadas no início deste ano, após uma ordem judicial no caso de longa data da Epic Games. Um juiz na Califórnia concluiu que a Apple havia enganado intencionalmente o tribunal sobre suas concessões de direcionamento nos Estados Unidos e instruiu que parasse imediatamente de cobrar uma taxa ou comissão por downloads externos.

A ordem está atualmente em vigor nos Estados Unidos enquanto é apelada e já alterou a economia do desenvolvimento de aplicativos. Como resultado, empresas como Amazon e Spotify nos EUA podem direcionar clientes para seus próprios sites e evitar a comissão de 15% a 30% da Apple.

Nos EUA, o aplicativo Kindle do iPhone da Amazon agora exibe um botão laranja “Obter Livro” que direciona para Amazon.com.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Brasil