CNBC
Imagem de arquivo. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, testemunha durante a audiência do Comitê Judiciário do Senado dos EUA "Big Tech e a Crise de Exploração Sexual Infantil Online" em Washington, DC, em 31 de janeiro de 2024.

CNBC Após investir bilhões em uma “equipe dos sonhos” de IA, Zuckerberg precisa entregar resultados aos acionistas da Meta

Análise Exclusiva Marcelo Favalli

Apple apresenta inovações e frustra investidores

Publicado 10/06/2025 • 07:20 | Atualizado há 2 semanas

Redação Times Brasil

Foto de Marcelo Favalli

Marcelo Favalli

Marcelo Favalli além de jornalista é Mestre em Relações Internacionais pela PUC e professor nos cursos de pós-graduação de Política Contemporânea, da FAAP e do MBA em Comunicação e Política da USP. Dos 27 anos de profissão, na imprensa, dedicou 18 deles à cobertura estrangeira. Foi correspondente na América Latina e no Estados Unidos.

KEY POINTS

  • As ações da Apple encerraram o pregão desta segunda-feira (9) em queda após a apresentação das novidades durante a WWDC 2025.
  • Realizado anualmente, o evento reúne desenvolvedores e consumidores da marca para o anúncio de atualizações de software e recursos integrados ao ecossistema da empresa.
  • No entanto, a recepção às inovações foi marcada por reações negativas no mercado, diante da expectativa por avanços mais robustos em inteligência artificial.

As ações da Apple encerraram o pregão desta segunda-feira (9) em queda após a apresentação das novidades durante a WWDC 2025. Realizado anualmente, o evento reúne desenvolvedores e consumidores da marca para o anúncio de atualizações de software e recursos integrados ao ecossistema da empresa.

No entanto, a recepção às inovações foi marcada por reações negativas no mercado, diante da expectativa por avanços mais robustos em inteligência artificial.

Leia mais:

Apple libera acesso ao modelo de base do Apple Intelligence para desenvolvedores

O apresentador Marcelo Favalli destacou o impacto do evento no desempenho da companhia. “A palavra-chave foi decepção”, afirmou.

Segundo ele, embora a Apple tenha apresentado novos recursos de IA como tradução simultânea de ligações e integração com o ChatGPT, as soluções são semelhantes às já lançadas por concorrentes como Samsung, Huawei e Xiaomi.

Entre os destaques, Favalli mencionou a função "Visual Intelligence", que identifica o olhar do usuário sobre datas em imagens e propõe adicioná-las ao calendário.

Outro recurso permite ao sistema reconhecer e organizar automaticamente e-mails sobre entregas e compras.

A empresa também anunciou mudanças gráficas com o conceito de “vidro líquido”, além de reorganizações na tela inicial e criação de novos emojis.

Apesar das inovações, Favalli ressaltou a ausência de um diferencial competitivo: “Nada que os outros concorrentes já não tenham feito antes”.

Ele também lembrou a descontinuação de atualizações para modelos antigos como o iPhone X, o que reacende o debate sobre obsolescência programada.

O gráfico de ações da Apple registrou queda pontual durante a transmissão do evento. Segundo o analista, o movimento de baixa reflete a frustração dos investidores com a falta de anúncios disruptivos.

“Não é uma coincidência. O gráfico é bastante ilustrativo. As ações caíram mais de 1% no dia, e isso é relevante para uma das empresas mais valiosas do mundo”, afirmou.

Favalli ainda relembrou a trajetória histórica da empresa desde os lançamentos que marcaram a indústria, como o Macintosh (1984), iMac (1998), iPod (2001), iPhone (2007) e iPad (2010).

“De lá pra cá, a Apple vem dando passos mais lentos”, disse. “A Apple de hoje não é mais como foi antigamente.”

Segundo ele, o desafio agora é retomar o protagonismo no setor de tecnologia diante do avanço de rivais que têm se antecipado na corrida pela inteligência artificial.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Marcelo Favalli