CNBC
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (à esquerda), tira uma foto em grupo com líderes de empresas de IA, incluindo o CEO da OpenAI, Sam Altman (ao centro), e o CEO da Anthropic, Dario Amodei (à direita), na Cúpula de Impacto da IA, em Nova Délhi, em 19 de fevereiro de 2026.

CNBCGigantes da IA anunciam bilhões na Índia em busca de liderança global

Notícias do Brasil

B3 lança nova carteira do Índice Carbono Eficiente com recorde de adesão para 2026; veja as 14 empresas que atingiram pontuação máxima

Publicado 05/01/2026 • 18:20 | Atualizado há 1 mês

KEY POINTS

  • A carteira passa a contar com 65 companhias, um aumento em relação às 61 do período anterior.
  • O crescimento reflete o amadurecimento das empresas listadas após a realização da COP30 no Brasil, consolidando a mensuração de emissões como um pilar estratégico de produtividade e governança.
  • Ao todo, 14 empresas atingiram a pontuação máxima, atendendo integralmente às 10 práticas de gestão exigidas pela metodologia.
O que é o Ibovespa B3?

Reprodução B3

B3

A B3 divulgou nesta segunda-feira (5) a nova composição do Índice Carbono Eficiente (ICO2) para o ciclo de 2026. A carteira passa a contar com 65 companhias, um aumento em relação às 61 do período anterior.

O crescimento reflete o amadurecimento das empresas listadas após a realização da COP30 no Brasil, consolidando a mensuração de emissões como um pilar estratégico de produtividade e governança.

O índice avalia a eficiência das empresas sob duas óticas: a adoção de boas práticas de gestão (como inventários assegurados e metas Net Zero) e a intensidade de carbono, que mede o volume de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação à receita líquida.

Segundo Virginia Nicolau, superintendente de Sustentabilidade da B3, o objetivo é demonstrar que a sustentabilidade pode caminhar lado a lado com o incremento de produtividade e o crescimento econômico.

Destaques e lideranças em eficiência

A nova carteira revela avanços significativos na jornada climática do setor corporativo brasileiro. Entre os destaques da edição de 2026, nota-se que 75% das empresas que permaneceram no índice conseguiram reduzir sua intensidade de carbono.

O setor de Previdência e Seguros liderou a evolução setorial, registrando uma queda de 62% no coeficiente de emissão por receita.

Leia mais:
Petroleiras brasileiras desabam com mercado cogitando avanço de Chevron e Exxon na América do Sul
Crise bilionária na fornecedora do McDonald’s reacende dúvida: McFritas são batata de verdade?

Ao todo, 14 empresas atingiram a pontuação máxima, atendendo integralmente às 10 práticas de gestão exigidas pela metodologia:

  • Setor Financeiro: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander.
  • Energia e Utilidades: Cemig, Engie Brasil, Isa Energia e Vibra.
  • Consumo e Telecom: Grupo Natura, Lojas Renner, Vivo (Telefônica) e Tim.
  • Outros: Allos e Motiva.

A jornada para a economia de baixo carbono

Para as empresas listadas, figurar no ICO2 não é apenas uma questão de imagem, mas de acesso a capital. Com o aumento da supervisão do Conselho de Administração sobre planos de transição climática, o índice serve como um selo de qualidade para investidores que buscam ativos resilientes aos riscos físicos e de transição da crise climática.

A B3 também destacou as 10 companhias com os melhores coeficientes de emissão sob receita, grupo que inclui a própria B3, além de instituições financeiras como o Banco ABC e o Banrisul. A nova carteira entrou em vigor hoje e reforça o papel da bolsa brasileira como indutora de melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no mercado de capitais global.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;