CNBC
Bradesco adquire 50% do Banco John Deere.

Exclusivo CNBC: John Deere reforça peso do Brasil em estratégia global e avança em automação

Notícias do Brasil

B3 lança nova carteira do Índice Carbono Eficiente com recorde de adesão para 2026; veja as 14 empresas que atingiram pontuação máxima

Publicado 05/01/2026 • 18:20 | Atualizado há 2 dias

KEY POINTS

  • A carteira passa a contar com 65 companhias, um aumento em relação às 61 do período anterior.
  • O crescimento reflete o amadurecimento das empresas listadas após a realização da COP30 no Brasil, consolidando a mensuração de emissões como um pilar estratégico de produtividade e governança.
  • Ao todo, 14 empresas atingiram a pontuação máxima, atendendo integralmente às 10 práticas de gestão exigidas pela metodologia.
O que é o Ibovespa B3?

Reprodução B3

B3

A B3 divulgou nesta segunda-feira (5) a nova composição do Índice Carbono Eficiente (ICO2) para o ciclo de 2026. A carteira passa a contar com 65 companhias, um aumento em relação às 61 do período anterior.

O crescimento reflete o amadurecimento das empresas listadas após a realização da COP30 no Brasil, consolidando a mensuração de emissões como um pilar estratégico de produtividade e governança.

O índice avalia a eficiência das empresas sob duas óticas: a adoção de boas práticas de gestão (como inventários assegurados e metas Net Zero) e a intensidade de carbono, que mede o volume de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em relação à receita líquida.

Segundo Virginia Nicolau, superintendente de Sustentabilidade da B3, o objetivo é demonstrar que a sustentabilidade pode caminhar lado a lado com o incremento de produtividade e o crescimento econômico.

Destaques e lideranças em eficiência

A nova carteira revela avanços significativos na jornada climática do setor corporativo brasileiro. Entre os destaques da edição de 2026, nota-se que 75% das empresas que permaneceram no índice conseguiram reduzir sua intensidade de carbono.

O setor de Previdência e Seguros liderou a evolução setorial, registrando uma queda de 62% no coeficiente de emissão por receita.

Leia mais:
Petroleiras brasileiras desabam com mercado cogitando avanço de Chevron e Exxon na América do Sul
Crise bilionária na fornecedora do McDonald’s reacende dúvida: McFritas são batata de verdade?

Ao todo, 14 empresas atingiram a pontuação máxima, atendendo integralmente às 10 práticas de gestão exigidas pela metodologia:

  • Setor Financeiro: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander.
  • Energia e Utilidades: Cemig, Engie Brasil, Isa Energia e Vibra.
  • Consumo e Telecom: Grupo Natura, Lojas Renner, Vivo (Telefônica) e Tim.
  • Outros: Allos e Motiva.

A jornada para a economia de baixo carbono

Para as empresas listadas, figurar no ICO2 não é apenas uma questão de imagem, mas de acesso a capital. Com o aumento da supervisão do Conselho de Administração sobre planos de transição climática, o índice serve como um selo de qualidade para investidores que buscam ativos resilientes aos riscos físicos e de transição da crise climática.

A B3 também destacou as 10 companhias com os melhores coeficientes de emissão sob receita, grupo que inclui a própria B3, além de instituições financeiras como o Banco ABC e o Banrisul, e a construtora Gafisa. A nova carteira entrou em vigor hoje e reforça o papel da bolsa brasileira como indutora de melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no mercado de capitais global.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;