CNBC

CNBCCEO do JPMorgan alerta Trump em Davos: imigração é vital para o crescimento dos EUA

Notícias do Brasil

Banco Master: Gonet arquiva pedido para afastar Toffoli das investigações

Publicado 22/01/2026 • 19:46 | Atualizado há 16 minutos

KEY POINTS

  • Procurador-geral da República, Paulo Gonet, rejeitou o pedido de parlamentares da oposição para afastar o ministro Dias Toffoli da relatoria do inquérito que envolve o Banco Master.
  • Uma viagem a Lima, no Peru, em novembro de 2025, motivou a representação protocolada pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC).
  • Por entender que não há providências extras a serem adotadas pelo órgão neste momento, o procurador-geral da República decidiu arquivar o pedido.

Ministério Público Federal

Foto: Antonio Augusto/MPF

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, rejeitou o pedido de parlamentares da oposição para afastar o ministro Dias Toffoli da relatoria do inquérito que envolve o Banco Master. Gonet determinou o arquivamento da representação no último dia 15 de janeiro. O caso, inserido no âmbito da Operação Compliance Zero, investiga supostas fraudes financeiras na instituição bancária.

Uma viagem a Lima, no Peru, em novembro de 2025, motivou a representação protocolada pelos deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Carlos Jordy (PL-RJ) e Caroline de Toni (PL-SC). De acordo com os parlamentares, o ministro Dias Toffoli estaria sob suspeição ou impedimento por ter compartilhado a mesma aeronave com o advogado Augusto Arruda Botelho. Botelho atua na defesa de Luiz Antônio Bull, diretor de compliance do Banco Master e investigado no processo.

Leia mais:

Banco Master: Renan Calheiros acusa CVM de “cegueira” e anuncia investigação

Por entender que não há providências extras a serem adotadas pelo órgão neste momento, o procurador-geral da República decidiu arquivar o pedido. Gonet ressaltou em sua decisão que o caso já é objeto de acompanhamento regular por parte da PGR e já está sendo processado dentro do âmbito do Supremo Tribunal Federal.

“O caso a que se refere a representação já é objeto de apuração perante o Supremo Tribunal Federal, com atuação regular da Procuradoria-Geral da República. Não há, portanto, qualquer providência a ser adotada no momento”, escreveu Gonet no despacho.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;