Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Veja 11 experiências imperdíveis para se viver em Belém na COP30
Publicado 07/11/2025 • 08:17 | Atualizado há 4 horas
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 07/11/2025 • 08:17 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Foto: Rafa Neddermeyer/Cop30
Belém será a sede da COP30, em novembro.
A cidade de Belém (PA) vai receber mais de 40 mil visitantes durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Para quem quer vivenciar a Amazônia de forma autêntica, foram lançadas 11 “Rotas da Bioeconomia”, com experiências que custam entre R$ 50 e R$ 560 e aproximam os participantes da realidade e das cadeias produtivas da floresta.
As rotas foram apresentadas no Complexo Porto Futuro, em Belém, em um evento que reuniu autoridades, empresários e representantes da Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio). O objetivo é conectar os visitantes da conferência a iniciativas sustentáveis e lideranças locais.
Os roteiros incluem visitas a negócios da sociobioeconomia de empresas como Manioca, Da Cruz, Meu Garoto, Blaus, Da Tribu, Filha do Cumbu, Uruçun, AMZ Tropical, Cacauaré e Jucarepa, todas associadas à Assobio. Em novembro, haverá mais de 450 saídas com duração entre uma e sete horas, em diferentes horários e locais.
“Mostrar a sociobioeconomia da região Norte é valorizar o que a Amazônia tem de mais precioso: as pessoas, os saberes e os sabores da floresta. Cada produto conta uma história de sustentabilidade, cultura e vida”, afirma Mauro Valério, diretor da sorveteria Blaus, integrante do projeto.
Entre as opções estão o roteiro “Entre tradição e inovação na rota da bioeconomia”, que propõe uma imersão cultural na Amazônia; “Raízes do Cumaru: a baunilha da Amazônia, da muda à mesa”, que mostra a importância do cumaru; e “Alquimia Amazônica: a origem da cachaça com jambu”, um passeio pela plantação e cachaçaria Meu Garoto.
As experiências foram criadas especialmente para o período da COP30, mas seguirão disponíveis como legado do evento. “Manter as rotas após a conferência é garantir que o legado continue vivo. Esses caminhos fortalecem a economia local e mostram que o desenvolvimento da Amazônia é um compromisso permanente”, destaca Mauro Valério.
O programa foi desenvolvido pela Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil, em parceria com a Cooperação Alemã (KfW), o Governo do Pará, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Assobio. “Foi uma honra produzir este programa, que conecta tomadores de decisão da COP à realidade da Amazônia”, afirma Daniel Cabrebra, cofundador da Vivalá.
Os roteiros incluem degustações, interações culturais e visitas guiadas pelos próprios fundadores dos negócios locais. O investimento pode ser parcelado em até 12 vezes, e há opções de grupos abertos ou privativos. Mais detalhes estão disponíveis aqui.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
AMBIPAR EXCLUSIVO: CVM vai à Justiça por dúvidas sobre transparência na empresa e quer a quebra do sigilo
2
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
3
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
4
Qantas divulga as primeiras imagens da aeronave Airbus que voará sem escalas de Sydney para Nova York e Londres
5
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção