Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Veja 11 experiências imperdíveis para se viver em Belém na COP30
Publicado 07/11/2025 • 08:17 | Atualizado há 2 meses
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
CEO do LinkedIn critica conselho clássico de carreira: “é ultrapassado e pouco realista”
Xbox perde corrida dos consoles e aposta em virada nos games da Microsoft
Por que o chocolate do seu doce de fim de ano pode ser “falso”
Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado
Publicado 07/11/2025 • 08:17 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Foto: Rafa Neddermeyer/Cop30
Belém será a sede da COP30, em novembro.
A cidade de Belém (PA) vai receber mais de 40 mil visitantes durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Para quem quer vivenciar a Amazônia de forma autêntica, foram lançadas 11 “Rotas da Bioeconomia”, com experiências que custam entre R$ 50 e R$ 560 e aproximam os participantes da realidade e das cadeias produtivas da floresta.
As rotas foram apresentadas no Complexo Porto Futuro, em Belém, em um evento que reuniu autoridades, empresários e representantes da Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio). O objetivo é conectar os visitantes da conferência a iniciativas sustentáveis e lideranças locais.
Os roteiros incluem visitas a negócios da sociobioeconomia de empresas como Manioca, Da Cruz, Meu Garoto, Blaus, Da Tribu, Filha do Cumbu, Uruçun, AMZ Tropical, Cacauaré e Jucarepa, todas associadas à Assobio. Em novembro, haverá mais de 450 saídas com duração entre uma e sete horas, em diferentes horários e locais.
“Mostrar a sociobioeconomia da região Norte é valorizar o que a Amazônia tem de mais precioso: as pessoas, os saberes e os sabores da floresta. Cada produto conta uma história de sustentabilidade, cultura e vida”, afirma Mauro Valério, diretor da sorveteria Blaus, integrante do projeto.
Entre as opções estão o roteiro “Entre tradição e inovação na rota da bioeconomia”, que propõe uma imersão cultural na Amazônia; “Raízes do Cumaru: a baunilha da Amazônia, da muda à mesa”, que mostra a importância do cumaru; e “Alquimia Amazônica: a origem da cachaça com jambu”, um passeio pela plantação e cachaçaria Meu Garoto.
As experiências foram criadas especialmente para o período da COP30, mas seguirão disponíveis como legado do evento. “Manter as rotas após a conferência é garantir que o legado continue vivo. Esses caminhos fortalecem a economia local e mostram que o desenvolvimento da Amazônia é um compromisso permanente”, destaca Mauro Valério.
O programa foi desenvolvido pela Vivalá – Turismo Sustentável no Brasil, em parceria com a Cooperação Alemã (KfW), o Governo do Pará, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Assobio. “Foi uma honra produzir este programa, que conecta tomadores de decisão da COP à realidade da Amazônia”, afirma Daniel Cabrebra, cofundador da Vivalá.
Os roteiros incluem degustações, interações culturais e visitas guiadas pelos próprios fundadores dos negócios locais. O investimento pode ser parcelado em até 12 vezes, e há opções de grupos abertos ou privativos. Mais detalhes estão disponíveis aqui.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
3
Casquinha e sundaes do McDonald’s são sorvetes? Tribunal toma decisão e fast-food escapa de multa milionária
4
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição