Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Black Friday: quase metade dos consumidores planejam gastar mais em 2024
Publicado 21/11/2024 • 10:01 | Atualizado há 9 meses
Pressão política e expectativa por cortes nos juros: o que o mercado espera do discurso do presidente do Fed nesta sexta
Lançamento do Pixel 10 do Google não foi sobre celulares, mas sim uma jogada estratégica de IA
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
Publicado 21/11/2024 • 10:01 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Black Friday em 2024 ocorrerá em 29 de novembro.
Reprodução Unsplash.
Uma pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em parceria com a PiniOn, revelou que 46,4% dos consumidores brasileiros planejam gastar mais na Black Friday deste ano em comparação a 2023.
A pesquisa entrevistou 1,7 mil pessoas em todo o país e mostrou que 37,3% pretendem fazer compras, enquanto 32,8% não têm essa intenção e 30% ainda estão indecisos. A Black Friday este ano será no próximo dia 29 de novembro.
Entre os consumidores que planejam aproveitar as ofertas da Black Friday, 53,6% pretendem gastar entre R$ 50 e R$ 600. Os itens mais procurados incluem:
Os principais motivos para as compras são as promoções exclusivas, mencionadas por 51% dos entrevistados. Em seguida, 46,5% citaram a aquisição de itens necessários, e 22,2% planejam antecipar as compras de Natal.
A ACSP destaca que o aumento da ocupação e da renda tem fortalecido o poder de compra dos brasileiros, sem afetar significativamente as compras natalinas.
O levantamento também indica que a maioria das compras será feita em grandes redes varejistas (59,6%) e, principalmente, online, utilizando computador, celular ou tablet (54,5%).
Além disso, 50,9% dos entrevistados pretendem usar a primeira parcela do 13º salário para as compras, enquanto 37,2% não planejam fazer isso e 11,8% estão indecisos.
O economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, afirma que “os números sugerem que a Black Friday tem se consolidado como uma data importante para os brasileiros, que veem nela uma chance de aproveitar o 13º salário para adquirir itens”. Ele acrescenta que “o fato de mais da metade dos entrevistados estarem planejando gastar mais nesse período é um indicativo de que o consumo deverá continuar crescendo”.
A expectativa é que a Black Friday deste ano supere os resultados de 2023, reforçando sua importância no calendário do varejo brasileiro.
Mais lidas
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Fundo Rio Endowment apoia alunos de baixa renda em áreas de ciência e tecnologia
Donos da Camisaria Colombo são presos em operação contra fraude milionária ao sistema bancário
CEO de empresa de tecnologia aponta desafios e soluções para melhorar experiência de uso de dados em casa pelos brasileiros
Paramount ‘trola’ fãs ao exibir Missão: Impossível – O Acerto Final ‘de graça’ no YouTube; entenda