Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasil e Arábia Saudita firmam memorando de cooperação em mineração
Publicado 13/01/2026 • 19:13 | Atualizado há 2 horas
Apple se alia ao Google Gemini para reinventar a Siri com inteligência artificial
Tensões globais envolvendo Groenlândia e Venezuela impulsionam ações de defesa na Europa
Paramount aciona Justiça contra Warner Bros. Discovery após rejeição de oferta
Conta de luz e IA entram no radar de Trump com expansão de data centers; entenda
SK Hynix, líder em chips de memória, vai investir US$ 13 bilhões em nova fábrica em meio à escassez do setor
Publicado 13/01/2026 • 19:13 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Freepik
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Al-Khorayef, formalizaram hoje um memorando de entendimento para a cooperação bilateral no setor minerário. Dentre outros pontos, o acordo prevê a possibilidade de participação do setor privado brasileiro e saudita na aquisição de licenças de exploração e mineração, em conformidade com a legislação de cada país.
O memorando tem vigência de cinco anos. É mencionado, como objetivo, o intercâmbio de conhecimento, estímulo a investimentos e o desenvolvimento conjunto de tecnologias aplicadas à geologia e à mineração, de acordo com comunicado do Ministério de Minas e Energia (MME). Mais especificamente, são previstas trocas de especialistas e a realização de programas de capacitação e a transferência de tecnologias, por exemplo.
O governo brasileiro quer investimentos na cadeia de transformação mineral no Brasil, alinhado com o processo de industrialização e desenvolvimento tecnológico. Alexandre Silveira cumpre agenda oficial no exterior até dia 25 de janeiro. Em Riad, na Arábia Saudita, ele participou hoje da 5ª edição da Mesa-Redonda Ministerial do Fórum de Minerais do Futuro e de reuniões com autoridades governamentais. Posteriormente, ele segue para Xangai, na China.
A pasta de Minas e Energia vê a possibilidade de criação da chamada “Aliança de Investimento em Mineração Brasil-Arábia Saudita”, com foco na exploração, processamento e agregação de valor a minerais estratégicos, conforme a justificativa utilizada. “O Brasil está construindo alianças estratégicas com países que compartilham uma visão de futuro baseada em desenvolvimento, inovação e transição energética”, declarou Silveira, em nota.
Na segunda-feira, 12, o ministro brasileiro solicitou o apoio do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) em projetos voltados ao mapeamento do potencial mineral brasileiro. Atualmente, só 30% do subsolo nacional está mapeado, aproximadamente. Ele também manifestou o interesse em receber, no Brasil, representantes da empresa Manara Minerals Investment Company (Manara).
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
IPVA 2026: veja como conseguir descontos e reduzir o imposto
3
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda
4
Salário mínimo atual cobre só parte das despesas; estudo indica valor quase 5 vezes maior
5
Mattel lança Barbie autista e amplia aposta em diversidade na indústria global de brinquedos