CNBC
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

CNBCEXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Notícias do Brasil

Caso Master: Câmara do DF arquiva pedidos de impeachment contra Ibaneis

Publicado 20/02/2026 • 13:15 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • O presidente da CLDF, Wellington Luiz, arquivou três pedidos de impeachment contra Ibaneis Rocha, seguindo pareceres técnicos da Procuradoria-Geral da Casa.
  • A oposição baseava as denúncias em reuniões suspeitas entre o governador e o dono do Banco Master para uma venda barrada pelo Banco Central.
  • Apesar do arquivamento local, o caso segue sob análise do STF e partidos acionaram o STJ pedindo o afastamento do chefe do Executivo.
O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), arquivou três pedidos de impeachment apresentados contra o governador Ibaneis Rocha (MDB).

José Cruz / Agência Brasil

O governador do DF, Ibaneis Rocha

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), arquivou três pedidos de impeachment apresentados contra o governador Ibaneis Rocha (MDB). Nos despachos publicados na edição desta sexta-feira (20), do Diário da Câmara Legislativa, Wellington informou que acolheu pareceres da Procuradoria-Geral da Casa favoráveis ao arquivamento das denúncias.

As representações foram protocoladas no fim de janeiro por PSB, PSOL, PDT e Cidadania e têm como base o escândalo envolvendo o Banco Master. Os requerimentos questionavam a tentativa do Banco Regional de Brasília (BRB) de adquirir a instituição financeira. A operação foi barrada pelo Banco Central (BC) em setembro do ano passado.

Os pedidos foram apresentados após o Estadão revelar que o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, afirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) ter tratado pessoalmente com Ibaneis sobre a venda do banco ao BRB. Posteriormente, o governador confirmou que se encontrou com o empresário, mas negou ter discutido a operação.

Leia também: Caso Master: Ibaneis minimiza reunião com Vorcaro e diz estar ‘totalmente limpo’

Wellington Luiz integra o mesmo partido de Ibaneis e é reconhecido como um aliado político do governador.

Além das iniciativas na CLDF, cinco partidos – PT, Rede, PDT, PCdoB e PV – protocolaram em 26 de janeiro, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma notícia de fato pedindo a apuração de possíveis crimes comuns e atos de improbidade administrativa atribuídos ao governador no contexto do caso BRB-Master. As siglas defendem ainda o afastamento de Ibaneis do cargo para evitar interferências e garantir a lisura das apurações.

O caso do Banco Master tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria do ministro André Mendonça, após a citação do deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) aparecer em documentos apreendidos. O processo tramitava no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e chegou ao STF por solicitação da defesa de Daniel Vorcaro, que alegou a existência de autoridade com foro privilegiado.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;