Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Cenário global de conflitos é “faca de dois gumes”, diz economista ex-Banco Mundial e FMI
Publicado 19/06/2025 • 20:35 | Atualizado há 7 meses
Índia e União Europeia fecham acordo de livre-comércio “histórico”, diz primeiro-ministro Modi
Tensão em Minneapolis: Target fala em ‘violência dolorosa’, mas evita embate direto com Trump
Nike vai demitir 775 funcionários nos EUA enquanto acelera automação em centros de distribuição
Por que o governo Trump decidiu comprar ações de uma mineradora norte-americana de terras raras
Tarifas de Trump contra Coreia do Sul freiam otimismo nos mercados da Ásia
Publicado 19/06/2025 • 20:35 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
O conflito entre Israel e Irã traz muitos impactos para a economia global, principalmente para o petróleo Brent que vem sofrendo um aumento nos preços e fechou, nesta quinta-feira (19), em U$ 72.
Em entrevista exclusiva para o Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o economista Otaviano Canuto, que foi vice-presidente e diretor executivo no Banco Mundial, diretor executivo no FMI e vice-presidente no BID, explica esses impactos na economia global.
De acordo com Canuto, para entender o aumento nos preços de petróleo é preciso levar em conta a presença do Irã na oferta global e que cerca de 20% da oferta global e boa parte do gás do Oriente Médio passa pelo Estreio de Ormuz, controlado pelo Irã.
Somente no mês passado, o país exportou 1,8 milhão de barris por dia de petróleo bruto, o que representa cerca de 2% da demanda global. Além disso, existem muitos locais de produção de petróleo no Golfo que estão no alcance de mísseis iranianos.
Leia mais
Acompanhe em tempo real a cobertura do conflito entre Israel e Irã
Trump tomará decisão sobre guerra com Irã ‘dentro das próximas duas semanas’, diz Casa Branca
Para países emergentes, o Brasil em particular, o preço do petróleo mais alto, dada a condição do país de exportador líquido de petróleo, traz um ganho mas por outro lado se os choques de preços de petróleo se transmitirem para políticas monetárias mais restritivas nos nos países avançados, esse ganho no preço do petróleo pode ser compensado negativamente.
Por conta desse cenário Canuto explica que a perspectiva do impacto da guerra depende principalmente de três questões. “Se infraestrutura energética ou estratégica e as rotas de petróleo irão sofrer ataques e serão interrompidos. Se os bancos centrais irão interpretar a volatilidade do petróleo como uma espécie de ruído transitório ou como risco inflacionário. E terceiro, como que os mercados de câmbio de países emergentes e mercados de capitais globais vão responder se o conflito se prolongar.”
Otaviano Canuto também explicou que o cenário mundial de conflitos, não só entre Israel e Irã, mas de países como Ucrânia e Rússia ou China e Taiwan, irá representar um agravamento da situação fiscal dos países. “É uma faca de dois gumes”, diz. “A rivalidade e a fragmentação da economia global é um fato concreto da atualidade”, completa.
Além disso, Canuto comentou sobre a situação atual dos Estados Unidos no conflito atual. O envolvimento de Trump neste conflito ainda não foi concreto porque apesar do conflito ter sido iniciado por Israel, somente a tecnologia e armamento dos EUA podem cumprir os objetivos israelenses, mas ao que tudo indica os EUA não irão atacar o Irã, já que não isso não traria nenhum retorno político para eles.
O economista finaliza afirmando que a possibilidade da parada total dos bombardeios seria a menos desastrosa, mas que ele acredita que o conflito irá continuar.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
2
Sob pressão, Raízen busca alternativas para reduzir a dívida
3
Brasil 2030: Anvisa aposta em inteligência artificial para acelerar registros e reduzir filas
4
Maior loja da LEGO na América Latina é inaugurada em São Paulo
5
Quem é Diego Freitas? Conheça o novo CEO da Growth