Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Claudia Pinheiro: como a liderança feminina impulsiona a inovação na perfumaria da Natura
Publicado 08/03/2025 • 20:36 | Atualizado há 8 meses
Trump encerra todas as negociações comerciais com o Canadá após anúncio publicitário com Reagan sobre tarifas
EUA: taxa de inflação atinge 3% em setembro, abaixo do esperado
GM demite mais de 200 funcionários administrativos em nova rodada de cortes de pessoal
O que um corte nas compras de petróleo bruto russo pela Reliance significaria para a Índia
Após tarifas de Trump, banana nos EUA tem alta de 5,4% e deixa de ser símbolo de estabilidade nos preços
Publicado 08/03/2025 • 20:36 | Atualizado há 8 meses
Em um setor tradicionalmente dominado por homens na alta liderança, Claudia Pinheiro se consolidou como uma das principais executivas da perfumaria mundial. Com quase 30 anos de carreira na Natura, ela ocupa hoje o cargo de diretora global de perfumaria da companhia. Sua trajetória, marcada pela capacidade de transformação e inovação, foi destaque na série especial Protagonistas, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
Claudia iniciou sua história na Natura em 1996. Desde então, sua carreira tem sido pautada pela revitalização de marcas e pelo compromisso com impactos sociais e ambientais. “Sempre busquei conexões com pessoas que tivessem expertise complementar à minha. Ninguém faz nada sozinho”, afirmou em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
Segundo Claudia, sua ascensão na empresa aconteceu em paralelo ao crescimento da própria Natura. “Quando entrei, a companhia era muito menor. Crescemos juntas, nos reinventamos e nos tornamos o que somos hoje”, destacou.
Uma das principais pautas levantadas por Claudia é a interseção entre inovação e sustentabilidade. Para ela, esse binômio não é uma opção, mas uma necessidade. “Não dá mais para pensar em um mundo sem cuidar dele, seja no aspecto ambiental ou social”, pontuou.
A executiva reforça que o futuro das empresas dependerá da capacidade de criar valor para todos os stakeholders. “Isso exige parcerias, curiosidade e a coragem de sair do óbvio. O tradicional não dará as respostas que precisamos”, analisou.
Apesar da forte influência feminina na perfumaria, a liderança do setor ainda é predominantemente masculina. Claudia, no entanto, acredita que avanços importantes estão acontecendo. “A Natura tem como meta garantir maior representação feminina. Hoje, 50% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres”, revelou.
Mesmo com esses avanços, Claudia reconhece que as mulheres ainda precisam se provar mais no mundo corporativo. “Os homens sabem negociar melhor suas carreiras e pedem mais do que as mulheres. Isso precisa mudar”, ressaltou.
Para as mulheres que desejam crescer profissionalmente, Claudia destaca a importância da coragem e da formação contínua. “Vai dar frio na barriga, mas tem que ir. O aprendizado é constante e a rede de apoio faz toda a diferença”, aconselhou.
Ela também enfatiza o papel das empresas na criação de espaços para discussões sobre diversidade e equidade. “Não é só uma questão de políticas internas, mas de cultura corporativa. A mudança precisa ser genuína”, concluiu.
A entrevista com Claudia Pinheiro encerrou a série Protagonistas, uma homenagem do Times Brasil – Licenciado Excluisvo CNBC a mulheres que transformam seus setores e inspiram novas gerações.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
2
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
3
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
4
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
5
Em carta de renúncia, ex-diretor da Ambipar acusa presidente de falta de transparência: ‘Estou sendo surpreendido com operações e negócios que você nunca me inteirou’