CNBC
Nesta fotografia distribuída pela agência estatal russa Sputnik, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Emirados, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, caminham no Kremlin após suas conversas em Moscou em 7 de agosto de 2025.

CNBCAliado sob pressão: por que a Rússia se importa com o risco de colapso do Irã

Notícias do Brasil

Como o Brasil pode ser afetado pelo congelamento de vistos dos EUA?

Publicado 14/01/2026 • 14:26 | Atualizado há 55 minutos

KEY POINTS

  • Os Estados Unidos vão interromper, a partir de 21 de janeiro de 2026, o processamento de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil.
  • A decisão corre em meio a uma revisão interna dos critérios de triagem, verificação e segurança aplicados a solicitantes estrangeiros.
  • Além do Brasil, a medida atinge países como Rússia, Nigéria, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Somália, Tailândia e Iêmen.

Os Estados Unidos vão interromper, a partir de 21 de janeiro de 2026, o processamento de vistos para imigrantes de 75 países, entre eles o Brasil. A medida, noticiada inicialmente pela rede norte-americana Fox News, passa a valer por tempo indeterminado e não há informações de qual modelo do visto americano será suspenso.

A decisão corre em meio a uma revisão interna dos critérios de triagem, verificação e segurança aplicados a solicitantes estrangeiros, com foco em evitar a concessão de vistos a pessoas consideradas com risco de se tornarem dependentes de benefícios públicos nos EUA, segundo divulgado pela Fox News.

Leia também: Ex-comissário da UE acusa EUA de censura com proibição de vistos; Europa condena medida

Como a decisão pode afetar o Brasil?

Ainda não se sabe ao certo os impactos reais para os brasileiros, já que isso depende do tipo de visto afetado pela decisão. No entanto, a suspensão pode significar que novos pedidos de visto para imigrantes poderão ser recusados enquanto durar a reavaliação dos procedimentos consulares ou até mesmo para turistas.

A orientação interna enviada a funcionários de embaixadas e consulados determina que solicitações sejam analisadas com base na legislação já existente, mas com maior rigor, o que tende a reduzir aprovações e ampliar prazos de espera.

Segundo a reportagem publicada no Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o Departamento de Estado não esclareceu se todas as categorias de visto serão impactadas ou se haverá exceções específicas durante o período de revisão.

Leia também: Nova restrição de Trump sobre vistos pode afetar empresas a partir de 2026

Além do Brasil, a medida atinge países como Rússia, Nigéria, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Somália, Tailândia e Iêmen.

A inclusão de nações com perfis políticos, econômicos e migratórios distintos indica uma abordagem ampla, baseada em critérios administrativos e de riscos estabelecidos pelo governo americano.

Vale citar que a nova medida acontece às vésperas da Copa do Mundo, principal campeonato de futebol do planeta que será sediado pelos Estados Unidos, e dependendo do tipo de visto negado pelos EUA, pode afetar torcedores de acompanhar os jogos no país.

Justificativa do governo americano

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, para a decisão se apoia em prerrogativas já previstas na política migratória dos EUA.

O objetivo é impedir a entrada de estrangeiros que, na avaliação do governo, possam depender de programas de assistência social.

Leia também: EUA passam a considerar obesidade e necessidades especiais como fatores para negar vistos de imigrante

“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, disse.

A suspensão permanece válida enquanto o governo conduz uma reavaliação dos mecanismos de triagem e segurança, sem prazo definido para conclusão.

Até o momento, não houve detalhamento sobre mudanças permanentes nas regras nem indicação de quando o processamento poderá ser retomado.

Entrevistas e regras já mais rígidas

A suspensão ocorre em um contexto de endurecimento gradual das regras para concessão de vistos. Desde outubro de 2025, o Departamento de Estado revisou as normas de dispensa de entrevista para vistos de não imigrante.

Leia também: EUA revogam vistos do advogado-geral da União e outras cinco ex-autoridades judiciais brasileiras

Pessoas com menos de 14 anos ou mais de 79 anos deixaram de ser automaticamente isentas da entrevista presencial, salvo exceções previstas.

Brasileiros que renovam vistos de turismo e negócios dentro de até 12 meses após o vencimento ainda pode ser dispensados da entrevista, desde que atendam aos critérios exigidos, como idade mínima e validade integral do visto anterior.

Mesmo assim, autoridades americanas recomendam acompanhar as orientações específicas de cada consulado.

Incerteza para quem pretende viajar

Segundo a Fox News, o comunicado é apenas para visto de imigrantes, sem nenhum cronograma oficial para o fim da reavaliação do visto de viagem.

Brasileiros interessados em viajar aos Estados Unidos devem monitorar comunicados da embaixada e dos consulados e aguardar informações oficiais.

Leia também: Taxa de US$ 100 mil de vistos para profissionais qualificados atinge empresas indianas e pode causar ‘fuga de cérebros’

O Departamento de Estado afirmou apenas que os serviços de vistos continuarão “enquanto a situação permitir”, mas não descartou novos ajustes nas regras.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;