CNBC
Nintendo Switch.

CNBCNintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2

Notícias do Brasil

Conta de luz mais cara: Aneel anuncia bandeira vermelha para o mês de junho

Publicado 30/05/2025 • 20:57 | Atualizado há 5 meses

KEY POINTS

  • A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou nesta sexta-feira (30) o acionamento da bandeira vermelha no patamar 1.
  • De acordo com a agência, as contas de energia terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos.
  • O aumento nos custos de geração é devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas
Imagem ilustrativa mostra uma lâmpada ligada

Pixabay

Isenção total da conta de luz deve alcançar 17 milhões de famílias de baixa renda.

A conta de luz no mês de junho ficará mais cara. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou nesta sexta-feira (30) o acionamento da bandeira vermelha no patamar 1. De acordo com a agência, as contas de energia terão cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos.

A Aneel aponta o cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas.

Bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto.

Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;