Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: COP30 traz expectativa e deve impulsionar o futuro da geração verde no Brasil
Publicado 06/10/2025 • 19:19 | Atualizado há 4 meses
Publicado 06/10/2025 • 19:19 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
O avanço dos empregos verdes no Brasil está transformando o mercado de trabalho e exigindo novos perfis profissionais, afirmou Ronaldo Teixeira, gerente sênior de Engenharia e Projetos para a América Latina na Aggreko, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“Continuamos necessitando que as pessoas tenham aquela formação tradicional em engenharia, no conhecimento básico, mas também começamos a viver um momento de mudança, em que a inovação é muito importante. A academia hoje traz uma parte da formação, mas grande parte do desenvolvimento acontece dentro das empresas”, disse Teixeira.
O executivo reconheceu que a contratação de profissionais qualificados segue sendo um dos principais desafios do setor.
“É muito difícil encontrar a equipe pronta no mercado. As pessoas já com um nível de formação muito alto, na maioria das vezes, não estão disponíveis para uma nova vaga”, afirmou.
Segundo Teixeira, a Aggreko tem apostado em novos talentos e na formação interna de profissionais, com foco em uma base técnica sólida e em competências comportamentais alinhadas às demandas da transição energética.
“Decidimos formar esses profissionais dentro da empresa, garantindo tanto o preparo técnico quanto o perfil adequado para atuar nesse novo cenário”, completou.
Leia mais:
Dr. Inovação: câncer de mama no Brasil: diagnóstico precoce reduz custos e salva vidas
Petrobras realiza primeira importação de gás natural da Argentina
De acordo com Ronaldo Teixeira, o setor de energia vive um momento de diversificação nas áreas mais demandadas, refletindo as transformações trazidas pela transição energética.
“As áreas tradicionais seguem em alta, como engenharia de projetos, mas também temos buscado profissionais em regulação e análise de dados. Começamos este ano com o primeiro teste em inteligência artificial e queremos, até o fim do ano, ter nosso primeiro modelo em operação, ajudando na gestão e na modelagem das plantas”, afirmou o executivo.
Questionado sobre práticas de greenwashing, Teixeira avaliou que o mercado está mais maduro e comprometido com resultados concretos.
“Nós temos visto nossos clientes efetivamente se preocupando com o meio ambiente e solicitando soluções mais confiáveis. Hoje estamos vivendo o momento de walk the talk — ou seja, de falar e realmente fazer aquilo que se diz”, destacou.
Em relação à COP30, que será realizada em 2025 em Belém (PA), o executivo demonstrou otimismo quanto ao impacto do evento sobre o setor energético.
“A expectativa é alta. Estamos vendo a discussão cada vez mais presente, tanto entre nossos clientes quanto na mídia. Pensar em geração de energia é também pensar em sustentabilidade”, afirmou.
Teixeira revelou ainda que a Aggreko iniciou um projeto de fornecimento de energia solar para a Amazônia, que deve atender grande parte da região.
“Isso mostra que o futuro da geração verde no Brasil já começou”, concluiu.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
2
Banco do Brasil adota postura cautelosa para dividendos
3
Reservas de água doce da Groenlândia são vistas como “capital congelado”
4
Quem é o dono do Will Bank? Conheça o executivo por trás da aquisição
5
Will Bank: quem eram os antigos donos antes do Banco Master?