Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
CVM propõe atualização das regras para Fundos Imobiliários em nova consulta pública
Publicado 02/11/2025 • 11:59 | Atualizado há 2 meses
Trump está instruindo seus “representantes” a comprar US$ 200 bilhões em títulos hipotecários
Um dia após morte em ação do ICE, tiroteio com agentes federais deixa dois feridos em Portland, nos EUA
Missão da NASA sofre alteração devido a emergência médica
EUA avaliam investir em mineração de minerais críticos na Groenlândia
Deputados pressionam Justiça por arquivos do caso Epstein e pedem interventor independente
Publicado 02/11/2025 • 11:59 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Unsplash
CVM abre consulta pública para atualizar regras dos Fundos Imobiliários.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) iniciou nesta quinta-feira (30), uma consulta pública para revisar e modernizar o marco regulatório dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). A proposta altera pontos específicos do Anexo Normativo III da Resolução CVM 175, que trata das normas aplicáveis a esses fundos.
Leia mais:
Após quatro anos, OLX e Creditas rompem parceria e abrem espaço para novos concorrentes
Juros e crédito caro derrubam desempenho da indústria brasileira no cenário global
O objetivo da iniciativa é atualizar as regras que regem os FIIs, alinhando-as ao regime geral dos demais tipos de fundos de investimento e incorporando entendimentos que já vinham sendo aplicados pela autarquia e por seu colegiado ao longo dos anos.
Segundo a CVM, a revisão também busca fortalecer a governança e a transparência da indústria, ampliando a participação dos cotistas nas assembleias e aprimorando os mecanismos de informação e proteção aos investidores. A medida faz parte da Agenda Regulatória 2025 do órgão.
“O objetivo de facilitar o funcionamento dos Fundos de Investimento Imobiliário, como veículos de captação de recursos para esse importantíssimo setor da economia. Esperamos fazer isso ao harmonizar as normas hoje existentes com as de outras categorias de fundos, assim como por meio de flexibilização ou simplificação de regras, sempre atentos às sugestões de melhorias que a sociedade venha a propor”, afirmou o presidente interino da CVM, Otto Lobo.
A minuta colocada em consulta pública propõe a criação de possibilidade de subordinação entre subclasses de cotas; ajustes nas regras de recompra e nas ofertas públicas de aquisição de cotas; definição sobre o reembolso de cotistas dissidentes em deliberações assembleares; aprimoramento da representação dos cotistas e revisão do regime de informações periódicas.
De acordo com Antonio Berwanger, superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM, o avanço regulatório pretende acompanhar a maturidade da indústria. “Os Fundos de Investimento Imobiliário caíram no gosto do público de varejo ao permitir acesso, por meio do mercado de capitais, a investimentos no setor imobiliário. Tivemos muito cuidado na elaboração das propostas de modernização, confiantes de que é possível que a indústria de FIIs continue se desenvolvendo e, ao mesmo tempo, mantenha o nível de proteção aos investidores”, destacou.
As contribuições à consulta pública podem ser enviadas até 30 de janeiro de 2026. Interessados devem encaminhar sugestões à Superintendência de Desenvolvimento de Mercado (SDM) pelo e-mail conpublicaSDM0625@cvm.gov.br, conforme orientações do edital.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: FGC trava R$ 41 bilhões e acende alerta regulatório
2
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
3
Novas ações da Azul passam a ser negociadas nesta quinta (8) mas despencam após leilão
4
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50
5
Azul despenca mais de 90% e domina pregão volátil do Ibovespa B3