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Alckmin sobre ‘justificativa política’ para tarifaço: é como os EUA processassem o Obama e o Brasil não concordasse

Publicado 05/09/2025 • 21:31 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • “Imagine o seguinte: a Suprema Corte americana abre um processo contra, por exemplo, o Barack Obama, ex-presidente dos EUA. E nós, brasileiros, não concordamos. Então, vamos aumentar a tarifa. Não tem justificativa para isso."
  • A declaração foi do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), que tentou descolar o tarifaço do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.
  • Segundo ele, essa justificativa também não deveria embasar a defesa da oposição em favor de uma anistia aos acusados. “O indulto é um golpismo de marcha ré”, definiu.
Geraldo Alckmin, Vice-presidente do Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Geraldo Alckmin, Vice-presidente do Brasil

“Imagine o seguinte: a Suprema Corte americana abre um processo contra, por exemplo, o Barack Obama, ex-presidente dos EUA. E nós, brasileiros, não concordamos. Então, vamos aumentar a tarifa. Não tem justificativa para isso.” A declaração foi do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), que tentou descolar o tarifaço do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.

Alckmin disse que a ideia de que a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de taxar produtos brasileiros teria ocorrido por considerar que há uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro “não tem fundamento”. Segundo ele, essa justificativa também não deveria embasar a defesa da oposição em favor de uma anistia aos acusados. “O indulto é um golpismo de marcha ré”, definiu.

Está na índole do povo brasileiro a democracia”, acrescentou.

As declarações foram dadas a jornalistas nesta sexta-feira (5) após o leilão de concessão do túnel submerso que ligará Santos (SP) ao Guarujá, no litoral paulista. O certame, realizado na sede da B3, em São Paulo, foi vencido pela portuguesa Mota-Engil, que tem participação acionária da chinesa CCCC.

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