CNBC
Warner Bros. Discovery anuncia que serviço de streaming voltará a se chamar HBO Max

CNBCHBO Max anuncia reajuste de preços nos EUA em todos os planos a partir desta terça-feira

Economia Brasileira

Galípolo diz que BC está ‘bastante incomodado’ com inflação fora da meta

Publicado 23/10/2025 • 14:09 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (23) que as expectativas ainda estão fora da meta, mas que há um processo de desaceleração da inflação.
  • Reiterou, na sequência, que, para produzir essa convergência, o cenário atual demanda que a taxa de juros permaneça em um nível elevado e restritivo por um período prolongado.
  • Ele participou do Fórum Econômico Indonésia Brasil, promovido pela ApexBrasil, em Jacarta, na Indonésia.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, durante palestra de abertura da sexta edição do LIFT Day, em Brasília.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (23) que as expectativas de inflação ainda estão fora da meta, mas que há um processo de desaceleração em curso.

Ele reiterou que, para garantir essa convergência, o cenário atual exige que a taxa de juros permaneça em um nível elevado e restritivo por um período prolongado. Galípolo participou do Fórum Econômico Indonésia–Brasil, promovido pela ApexBrasil, em Jacarta, na Indonésia.

O presidente do BC acrescentou que a inflação brasileira está relativamente controlada, mas frisou que a autoridade monetária está “bastante incomodada pelo fato de que ela ainda não está na meta”.

Leia também:

“A inflação e as expectativas seguem fora da meta. Isso é um ponto de bastante incômodo para o Banco Central, mas estamos falando de uma inflação em processo de redução e retorno à meta, resultado de uma instituição que vem se mostrando bastante diligente e tempestiva no combate a qualquer tipo de pressão inflacionária. Como eu comentei, ainda as expectativas estão fora da meta, mas há um processo de desaceleração da inflação”, afirmou.

O banqueiro central detalhou que houve um repique da inflação no início do ano, associado à desvalorização cambial e a um mercado de trabalho e consumo aquecidos, mas ponderou que o núcleo da inflação de alimentos está gradativamente caindo.

“Quando a gente olha para esse tipo de medidor, que é uma média trimestral dessazonalizada, percebemos um processo de desinflação acentuado e rápido, que já devolve a inflação para níveis mais próximos da meta, quando comparamos com o que tínhamos no começo do ano.”

Galípolo também enfatizou que esse movimento ocorre em um cenário no qual a economia brasileira passa por um ciclo de crescimento contínuo, com revisões sistemáticas para cima nas projeções de crescimento econômico.

Ele ressaltou ainda que, em 2025, o País deve registrar seu melhor índice de bem-estar econômico desde a criação do sistema de metas de inflação.

“Estamos com um nível de inflação que, apesar de fora da meta — o que demanda que o Banco Central mantenha a taxa de juros em patamar elevado e restritivo por um período prolongado —, ainda assim conseguimos combinar baixo desemprego, crescimento positivo e inflação em níveis historicamente baixos no Brasil”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;