Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Galípolo diz que BC está ‘bastante incomodado’ com inflação fora da meta
Publicado 23/10/2025 • 14:09 | Atualizado há 4 horas
HBO Max anuncia reajuste de preços nos EUA em todos os planos a partir desta terça-feira
Trump quer R$ 1,23 bilhão do Departamento de Justiça dos EUA por investigá-lo
Lucro da Coca-Cola sobe 30% no 3º trimestre, mas CEO alerta para desaceleração nos mercados emergentes
Campanha ‘Take Back Tesla’ pede que acionistas rejeitem plano bilionário de remuneração para Musk
Mercado de IA atrai trilhões de dólares e divide investidores entre euforia e temor de bolha
Publicado 23/10/2025 • 14:09 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, durante palestra de abertura da sexta edição do LIFT Day, em Brasília.
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou nesta quinta-feira (23) que as expectativas de inflação ainda estão fora da meta, mas que há um processo de desaceleração em curso.
Ele reiterou que, para garantir essa convergência, o cenário atual exige que a taxa de juros permaneça em um nível elevado e restritivo por um período prolongado. Galípolo participou do Fórum Econômico Indonésia–Brasil, promovido pela ApexBrasil, em Jacarta, na Indonésia.
O presidente do BC acrescentou que a inflação brasileira está relativamente controlada, mas frisou que a autoridade monetária está “bastante incomodada pelo fato de que ela ainda não está na meta”.
Leia também:
“A inflação e as expectativas seguem fora da meta. Isso é um ponto de bastante incômodo para o Banco Central, mas estamos falando de uma inflação em processo de redução e retorno à meta, resultado de uma instituição que vem se mostrando bastante diligente e tempestiva no combate a qualquer tipo de pressão inflacionária. Como eu comentei, ainda as expectativas estão fora da meta, mas há um processo de desaceleração da inflação”, afirmou.
O banqueiro central detalhou que houve um repique da inflação no início do ano, associado à desvalorização cambial e a um mercado de trabalho e consumo aquecidos, mas ponderou que o núcleo da inflação de alimentos está gradativamente caindo.
“Quando a gente olha para esse tipo de medidor, que é uma média trimestral dessazonalizada, percebemos um processo de desinflação acentuado e rápido, que já devolve a inflação para níveis mais próximos da meta, quando comparamos com o que tínhamos no começo do ano.”
Galípolo também enfatizou que esse movimento ocorre em um cenário no qual a economia brasileira passa por um ciclo de crescimento contínuo, com revisões sistemáticas para cima nas projeções de crescimento econômico.
Ele ressaltou ainda que, em 2025, o País deve registrar seu melhor índice de bem-estar econômico desde a criação do sistema de metas de inflação.
“Estamos com um nível de inflação que, apesar de fora da meta — o que demanda que o Banco Central mantenha a taxa de juros em patamar elevado e restritivo por um período prolongado —, ainda assim conseguimos combinar baixo desemprego, crescimento positivo e inflação em níveis historicamente baixos no Brasil”, concluiu.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Crise dos chips: setor automotivo busca governo por risco de paralisação de montadoras em todo o país
PF faz operação contra fraudes de financiamentos bancários em cooperativa de crédito
Justiça limita venda de bens de diretor de finanças da Ambipar
Grupo Dia enfrenta fragilidade financeira com prejuízos recorrentes, queima de caixa e alta exposição a ativos de risco
Casas Bahia firma parceria com Mercado Livre para ampliar alcance no e-commerce