Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mercado em compasso de espera e dólar pressionado em quarto dia do julgamento no STF
Publicado 09/09/2025 • 22:34 | Atualizado há 3 meses
Grupo TIM ganha indenização judicial bilionária na Itália
Após mudança de tom de Trump, Departamento de Justiça libera milhares de arquivos Epstein
Palo Alto Networks amplia parceria com Google Cloud em acordo multibilionário
TikTok assina acordo para criar nova joint venture nos EUA; entenda
O que vem pela frente para a mídia em 2026? Executivos anônimos fazem previsões ousadas
Publicado 09/09/2025 • 22:34 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Mercado de ações.
Pixabay.
O terceiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) mantém o mercado em compasso de espera. Segundo João Carlos Oliveira, superintendente de mesa de operações da Moneycorp, a cautela deve continuar ditando os negócios no câmbio nesta quarta-feira (10).
Leia mais:
Gayer: ‘fio de esperança’ da defesa dos acusados, Luiz Fux pode ter voto decisivo no julgamento de Bolsonaro e aliados
Decisão de Fux no julgamento da tentativa de golpe pode ser termômetro da tensão no STF
O dólar tende a seguir em valorização frente ao real, com investidores atentos à sequência dos votos dos ministros, após duas manifestações já pela condenação. A percepção é de que as maiores oscilações podem ocorrer mais adiante, sobretudo na sexta-feira, quando se prevê a definição sobre o prazo de retenção e reclusão dos réus.
No cenário externo, a possibilidade de condenação também é acompanhada de perto. Oliveira lembra que o temor é que o presidente americano, Donald Trump, endureça ainda mais a postura comercial contra o Brasil. Apesar do tarifário de 50% já em vigor, há expectativa de que novas sanções ou aumento das tarifas sobre produtos exportados brasileiros entrem no radar, adicionando volatilidade ao ambiente e reforçando a postura defensiva dos investidores.
Desde que o julgamento começou, analistas lembram que o mercado já vinha precificando a saída de Bolsonaro da disputa eleitoral de 2026 desde a decisão do TSE que o tornou inelegível. Por isso, uma condenação no STF não deve surpreender. O temor, no entanto, é que o desfecho extrapole o campo político e traga efeitos imediatos sobre câmbio, juros e Bolsa de Valores.
Para Adriana Ricci, fundadora da SHS Investimentos, a expectativa de instabilidade política pode mexer diretamente no câmbio. “O investidor é movido pela confiança. O risco de atrito com os Estados Unidos pode fortalecer o dólar e aumentar a volatilidade da Bolsa. A valorização da moeda americana encarece importados, pressiona a inflação e pode alterar expectativas sobre juros. Isso chega até o consumidor: combustíveis, crédito e viagens internacionais são alguns dos itens que podem ficar mais caros.”
A dimensão diplomática pesa ainda mais após Trump ter citado Bolsonaro ao anunciar tarifas de 50% contra o Brasil em julho. Especialistas avaliam que uma eventual condenação pode abrir espaço para novas medidas retaliatórias dos EUA, incluindo sanções a instituições financeiras brasileiras e restrições comerciais.
O economista André Perfeito alertou que Trump provavelmente irá endurecer sanções. “Não tem muito o que dizer, apenas lembrar que, caso o ex-presidente Jair Bolsonaro seja condenado – e tudo indica que sim – Trump irá retaliar o Brasil. Não podemos saber o que irá fazer, mas deve fazer, pois se não fizer perde sua ‘alavancagem’ sobre o Brasil”, disse.
Segundo ele, o risco maior é de o Brasil entrar no centro da disputa entre Washington e Pequim: “Caso não retalie o Brasil, tudo ficará pendurado na negociação com a China. E se Trump perder essa frente, virá com tudo sobre o Brasil.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
IPVA 2026: como consultar o valor em São Paulo? Confira o passo a passo
2
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão
3
Mega da Virada vai pagar prêmio de R$ 1 bilhão
4
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Mega da Virada: quanto custa apostar e concorrer ao prêmio?