CNBC

CNBCPolíticos dos EUA se manifestam contra o boom da IA; saiba por que isso é ruim para a indústria

Economia Brasileira

‘Não tem nada fora do arcabouço fiscal’, diz Haddad, sobre programas sociais

Publicado 05/11/2025 • 09:29 | Atualizado há 2 meses

KEY POINTS

  • Haddad, afirmou nesta quarta-feira (5) que as ações sociais do governo seguem respeitando o arcabouço fiscal e que o programa “Pé-de-Meia”, voltado a estudantes de baixa renda, está “100% dentro” das regras fiscais.
  • “O ‘Pé-de-Meia’ está totalmente dentro do arcabouço. Nós refizemos o programa do Vale Gás, também está completamente dentro do arcabouço, não tem mais nada fora”, disse Haddad.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (5), em conversa com jornalistas em Brasília, que as ações sociais do governo seguem respeitando o arcabouço fiscal e que o programa “Pé-de-Meia”, voltado a estudantes de baixa renda, está “100% dentro” das regras fiscais.

“O ‘Pé-de-Meia’ está totalmente dentro do arcabouço. Nós refizemos o programa do Vale Gás, também está completamente dentro do arcabouço, não tem mais nada fora”, disse Haddad.

O Pé-de-Meia foi criado em 2024 e incentiva financeiramente estudantes do ensino médio público inscritos no CadÚnico.

Leia também:

‘Regras do arcabouço fiscal vão estabilizar e reduzir a dívida’, afirma Haddad

Com aval do governo, Senado aprova retirada de R$ 5 bi da meta fiscal com projetos estratégicos da Defesa

Em outro momento, Haddad comentou sobre medidas aprovadas recentemente pelo Congresso, como o aumento de salários do Judiciário e gastos com a Defesa. Segundo ele, não há indicação de que essas decisões comprometam as contas públicas.

“O Judiciário tem orçamento próprio, que segue a lógica do arcabouço. Acredito que não tenha havido excepcionalização da regra”, afirmou.

Juros e Banco Central

Questionado sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve manter nesta quarta a taxa Selic em 15% ao ano, Haddad reiterou sua posição crítica ao patamar elevado dos juros, mas ressaltou respeito institucional à autonomia do Banco Central.

“As pessoas conhecem a minha opinião. No Brasil, esse debate é tratado como tabu, mas acho normal discutir economia. O Banco Central tem o mandato dele, eu respeito institucionalmente os diretores”, declarou.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Economia Brasileira

;