Prévia da inflação, IPCA-15 acelera 1,23% em fevereiro, impulsionado por alta da energia elétrica e educação
Publicado 25/02/2025 • 09:36 | Atualizado há 2 meses
Colegas de Yale alertam o Secretário do Tesouro de Trump que ele corre o risco de permitir uma descida ‘ao fascismo’
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Publicado 25/02/2025 • 09:36 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), considerado a prévia da inflação oficial do país, registrou variação de 1,23% em fevereiro de 2025, superando o resultado de janeiro, quando a taxa foi de 0,11%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
No acumulado de 2025, o índice soma alta de 1,34%, enquanto nos últimos 12 meses o IPCA-15 apresenta uma variação de 4,96%, superando os 4,50% dos 12 meses anteriores.
O dado veio abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma alta de 1,36%.
O grupo de habitação foi o que teve o maior impacto no índice do mês, com alta de 4,34% e contribuição de 0,63 ponto percentual no índice. A energia elétrica residencial foi o principal responsável pela variação, avançando 16,33% em fevereiro, após queda de 15,46% em janeiro.
Em seguida aparece o grupo educação, com variação de 4,78%, mas com impacto de 0,29 p.p. O aumento foi puxado pelos cursos regulares, que apresentaram alta de 5,69%, devido aos reajustes anuais típicos do início do ano letivo. O ensino fundamental (7,50%) e o ensino médio (7,26%) registraram as maiores variações.
Já no grupo de alimentação e bebidas, a variação foi de 0,61%, com alta de 0,14 p.p. A alimentação no domicílio subiu 0,63%, refletindo o aumento de preços da cenoura (17,62%) e do café moído (11,63%). No entanto, itens como batata-inglesa (-8,17%) e arroz (-1,49%) tiveram queda.
No setor de transportes, o IPCA-15 apresentou alta de 0,44%, com destaque para os combustíveis, que aumentaram 1,88%.
“Nossa projeção estava próxima do consenso, mas houve surpresas entre os grupos”, disse Alexandre Maluf, economista da XP. Com isso, a corretora revisou provisoriamente o IPCA de fevereiro para 1,34% (de 1,38% antes), mas mantendo o cenário de 6,1% para 2024. A taxa Selic segue com terminal em 15,5%, embora o câmbio (baseado em R5,80//US) possa gerar viés de baixa.
Para José Alfaix, economista da Rio Bravo, o avanço forte do índice é majoritariamente explicado pelo “rebote” dos preços de energia elétrica residencial, que avançaram 16,33% com o fim da incorporação do bônus da usina hidrelétrica de Itaipu, puxando a categoria de habitação para cima.
João Kepler, CEO da Equity Group, diz que a alta do IPCA-15 evidencia a persistente dificuldade do governo em controlar os índices de preços, com a alta nos custos de energia elétrica e educação intensificando a pressão inflacionária.
“Em um cenário de gastos públicos expansionistas, o governo se vê em um dilema, onde o aumento das despesas dificulta o equilíbrio fiscal e, consequentemente, torna mais desafiador o controle da inflação, mantendo a necessidade de juros elevados para tentar conter a alta dos preços e impactando negativamente a economia”, disse Kepler.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Túmulo do Papa Francisco é aberto para visitação do público em Roma
Cyrela, Bradespar e Engie anunciam pagamento de dividendos; veja valores por ação
Quando começa o conclave? Confira os passos para a escolha do próximo papa
FMI alerta para riscos globais e cobra resposta com reformas e apoio a países vulneráveis
Ataque com carro em festival filipino deixa nove mortos em Vancouver, no Canadá