Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
EXCLUSIVO: Encontro entre Lula e Trump foca em economia acima de ideologia
Publicado 26/10/2025 • 12:09 | Atualizado há 2 semanas
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 26/10/2025 • 12:09 | Atualizado há 2 semanas
KEY POINTS
A reunião entre os presidentes Lula e Donald Trump na Malásia neste domingo (26) teve foco principalmente econômico, disse Danilo Porfírio, pós-doutor em relações internacionais, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.
“Ficou muito claro, independente de retóricas políticas e ideológicas, que o que realmente importa nesse encontro são as questões econômicas, especialmente diante da crescente presença da China e do bloco BRICS, e como isso afeta os interesses norte-americanos em nível global”, afirmou.
Ele observou que, apesar da informalidade aparente, havia uma tensão inicial entre as delegações, mas isso não comprometeu a negociação. “Temos ali dois grandes animais políticos, um forjado no mundo empresarial americano e outro na política brasileira, cada um com sua experiência e habilidade de negociação, e o que se percebe é que ambos buscaram manter o controle da situação, mostrando postura firme, mas mantendo um ambiente de diálogo”, explicou.
Leia mais:
Tarifaço permanece, mas Brasil e EUA dão início a negociações bilaterais
EXCLUSIVO: Reunião entre Lula e Trump marca nova fase diplomática
O especialista destacou que os Estados Unidos veem o Brasil como peça-chave na competição com a China: “Na prática, o que me parece que os americanos estão realmente preocupados é com a intensificação das parcerias econômicas e comerciais do Brasil, que se aproxima de outros polos de poder, e o governo Trump está interessado em garantir que o país se mantenha prioritariamente alinhado aos interesses americanos, usando retóricas ideológicas apenas como justificativa moral”.
Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, Porfírio avaliou que sua presença não teve papel central nas negociações, sendo mais simbólica do que prática. “Esse encontro mostrou que as retóricas ideológicas em defesa de Bolsonaro eram apenas para dar uma validação político-moral sobre questões que são essencialmente econômicas e estratégicas, porque o foco do diálogo agora está claramente nas tarifas, acordos e posicionamento geopolítico”, afirmou.
Ele comentou os impactos econômicos e estratégicos da relação entre os dois países. “Essa ação política e econômica norte-americana gera prejuízos maiores para o Brasil e outros países sujeitos a sanções tarifárias do que para os EUA, mas está dentro de um cálculo estratégico claro: afetar o comércio, pressionar por acordos mais favoráveis e, ao mesmo tempo, tentar reposicionar o Brasil dentro do eixo de influência prioritário dos americanos”, concluiu.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
China libera importação de frango do Brasil proibida desde maio por causa da gripe aviária
2
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
3
Setor supermercadista fatura R$ 1,067 trilhão em 2024, equivalente a 9,12% do PIB, diz Abras
4
Acionistas da Tesla aprovam plano de US$ 1 trilhão para Elon Musk com mais de 75% dos votos
5
Abiquim celebra 30 anos do Enaiq com agenda de reposicionamento institucional