CNBC
Logo da Shell

CNBCGigante do petróleo Shell lança recompra de ações de US$ 3,5 bilhões após lucro acima do esperado

Notícias do Brasil

EXCLUSIVO: Número de influenciadores de finanças cresce; Anbima passará a destacar certificações em ranking

Publicado 31/10/2025 • 21:25 | Atualizado há 32 minutos

KEY POINTS

  • O número de criadores de conteúdo sobre finanças e investimentos nas redes sociais cresceu 9% em relação ao último levantamento da Anbima, somando 803 perfis monitorados e quase 300 milhões de seguidores.
  • A nova edição do relatório Finfluence identificará influenciadores com certificações reconhecidas (como CNPI, CEA e CFP), para ajudar o público a avaliar a qualificação técnica de quem fala sobre produtos financeiros.
  • Esses influenciadores publicam cerca de 73 mil posts por mês sobre finanças. A Anbima vê espaço para crescimento e reforça que a certificação também beneficia empresas que contratam influenciadores, garantindo conformidade com regras da CVM e boas práticas de mercado.

O número de influenciadores que produzem conteúdo sobre finanças e investimentos nas redes sociais continua em expansão no Brasil. De acordo com dados preliminares do relatório Finfluence, elaborado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), o total de criadores monitorados cresceu cerca de 9% na nova edição do estudo. O público desses perfis também aumentou, ultrapassando quase 300 milhões de seguidores.

A diretora de marketing da Anbima, Amanda Brum, explica que o levantamento acompanha 803 perfis considerados influentes, que são avaliados continuamente. Segundo ela, o crescimento reflete o maior interesse dos brasileiros por educação financeira. “Desde que a gente começou a fazer esse estudo, a gente tem notado que o interesse do brasileiro por assuntos ligados a finanças e investimentos vem crescendo sucessivamente”, afirmou em entrevista ao Times Brasil | Licenciado Exclusivo CNBC.

Leia mais:
Ibovespa B3 atinge nova máxima histórica e fecha semana de recordes; dólar fecha abaixo de R$ 5,36
Após recordes, até onde vai o Ibovespa B3 em 2025?

Entre as novidades da nova edição do Finfluence está a identificação dos influenciadores que possuem certificação do mercado financeiro. A Anbima passará a indicar, no ranking dos mais seguidos, quais deles têm credenciais reconhecidas por entidades reguladoras. O objetivo, segundo Brum, é “ajudar o público a identificar melhor quem são as pessoas que eles seguem e conseguir avaliar o que estão ouvindo”.

A executiva destaca que o mercado financeiro é um setor regulado, e o exercício de determinadas atividades exige certificações específicas, como o CNPI (para analistas de investimentos), o CEA (Certificação de Especialista em Investimentos Anbima) e o CFP (planejador financeiro). De acordo com Brum, a Anbima quer estimular os influenciadores a buscarem as certificações compatíveis com o conteúdo que produzem.

Ela explicou que a iniciativa se baseia em exigências já previstas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre a publicidade de produtos financeiros. “O que a gente vai fazer é indicar aqueles influenciadores que têm [certificação]. E a gente já tem um guia disponível na internet que mostra qual certificação é indicada para cada tipo de conteúdo”, afirmou.

Volume de publicações e papel das redes sociais

Segundo a análise da Anbima, os influenciadores financeiros produzem, em média, 73 mil postagens por mês sobre finanças e investimentos. O levantamento também revela que há diferentes perfis de comunicadores, desde os que abordam finanças pessoais e educação básica até os que tratam de estratégias de investimento mais complexas.

Brum avalia que ainda há espaço para crescimento do setor. “Hoje, a gente monitora 803 influenciadores, um número quase 9% maior que no estudo anterior. É bastante gente, mas ainda tem mais do que isso falando de finanças e investimentos”, disse.

A diretora acrescenta que a certificação também é relevante para empresas que contratam influenciadores como porta-vozes de produtos financeiros. Segundo ela, as instituições precisam garantir que esses profissionais seguem as boas práticas de mercado e possuem qualificação técnica para tratar dos temas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;