Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Expectativa de piora na economia aumenta com tarifaço de Trump, aponta pesquisa Genial/Quaest
Publicado 16/07/2025 • 10:40 | Atualizado há 11 horas
Exclusivo CNBC: Trump “provavelmente” demitirá presidente do Fed “em breve”, diz autoridade da Casa Branca
França quer cortar dois feriados e eliminar cargos públicos para economizar dinheiro
Ações da ASML caem após gigante dos chips dizer que não pode confirmar crescimento em 2026
CEO da Nvidia quer vender chips mais avançados para a China após fim da proibição do H20
Ações da Renault despencam 17% após montadora revisar projeções e nomear novo CEO interino
Publicado 16/07/2025 • 10:40 | Atualizado há 11 horas
Alimentos na prateleira de um mercado.
Valter Campanato/Agência Brasi
Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) aponta que a percepção dos brasileiros de que a economia do País vai piorar nos próximos 12 meses. O estudo mostra que houve um salto de 30% para 43% após o anúncio de tarifas de 50% impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump sobre produtos nacionais importados. Os que acreditam que vai melhorar são 35% ante 45% do levantamento anterior e 19% pensam que vai ficar do mesmo jeito.
Em relação aos últimos 12 meses, houve uma oscilação positiva na avaliação. A visão de piora quanto o recuou de 48% para 46%, enquanto a de melhora foi de 19% para 21%. Os 30% restantes consideram que a economia está igual ou se mantive.
A pesquisa também revela que a percepção de alta nos preços dos alimentos nos supermercados caiu de 79% para 76%, enquanto a impressão sobre o aumento nos preços dos combustíveis subiu de 53% para 56%.
Leia mais:
Pesquisa Genial/Quaest mostra que maioria critica tarifas de Trump; cai desaprovação de Lula
Maioria acredita que conflito entre governo e Congresso atrapalha o país e não sabe da crise do IOF, aponta Genial/Quaest
Já em relação ao aumento nas contas de água e luz foi percebido por 62%, ante o porcentual de 60% na pesquisa anterior. Para 80%, o poder de compra é menor do que há um ano.
Entre as preocupações da população brasileira, a economia recuou e agora se encontra atrás numericamente de violência (25%) e problemas sociais (20%). A preocupação com a situação econômica é citada por 17% dos entrevistados, porcentual próximo ao da corrupção (16%).
Brasileiros apoiam taxação de mais ricos
A pesquisa Genial/Quaest aponta ainda que a maioria da população brasileira apoia medidas de taxação sobre os mais ricos e defende mudanças no sistema tributário do País. Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados afirmam que o governo deve aumentar os impostos dos mais ricos para reduzir a carga tributária sobre os mais pobres, enquanto 33% discordam.
A proposta de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda por Pessoa Física (IRPF) também tem amplo apoio: 75% dizem ser favoráveis à medida, contra apenas 21% que se posicionam contra. Quando o foco é a elevação da alíquota para os super-ricos, 60% apoiam a mudança, ante 35% contrários.
Por outro lado, há resistência ao discurso político adotado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que opõe ricos e pobres. Para 53% dos entrevistados, esse tipo de retórica contribui para acirrar divisões e aumentar a polarização no País, enquanto 38% consideram que o discurso é correto por expor privilégios de determinadas camadas sociais.
A pesquisa também questionou o sentimento em relação à agenda econômica do governo: 59% afirmam não se sentir representados pelas novas prioridades da gestão Lula, enquanto 34% dizem estar alinhados.
Sobre o equilíbrio fiscal, os brasileiros se dividem: 41% defendem o corte de gastos públicos como principal estratégia para atingir a meta fiscal, enquanto 40% preferem o aumento da arrecadação. Outros 6% rejeitam ambas as alternativas e 3% afirmam que seria preciso combinar as duas.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas de 120 municípios entre os dias 10 e 14 de julho, com margem de erro de dois pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings