BREAKING NEWS:

Disney anuncia investimento de US$ 1 bilhão na OpenAI

CNBC

CNBCIA no espaço: startup apoiada pela Nvidia dá passo inédito em órbita

Notícias do Brasil

Federação Única dos Petroleiros aprova greve nacional a partir do dia 15

Publicado 10/12/2025 • 14:07 | Atualizado há 23 horas

KEY POINTS

  • O STF começa a julgar nesta quarta-feira (10) a constitucionalidade da Lei do Marco Temporal, um dia após o Senado aprovar uma PEC que inclui a tese na Constituição.
  • A tese do Marco Temporal restringe o direito indígena às terras que ocupavam em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.
  • O ministro Gilmar Mendes deve buscar manter mudanças sobre os procedimentos de demarcação, incluindo a indenização aos proprietários de boa-fé, a ser paga pela União.
Plataforma de petróleo.

Freepik

Sem acordo, petroleiros anunciam greve na segunda-feira

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos informaram nesta quarta-feira, 10, que aprovaram a deflagração de uma greve nacional a partir da zero hora de segunda-feira, (15). A decisão ocorre após a apresentação, pela companhia, de uma segunda contraproposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), considerada insuficiente pelas entidades que representam a categoria.

A nova proposta foi entregue na terça-feira, 9, pela empresa. A FUP diz que o documento não avança nos três pontos centrais discutidos desde o início das negociações e, por isso, os sindicatos notificarão a empresa sobre a paralisação na próxima sexta-feira.

Saiba mais:

Greve de motoristas de ônibus é encerrada em São Paulo após acordo

Sindicato da Starbucks inicia greve em 40 cidades no Red Cup Day, data importante para vendas da rede

A agenda de reivindicações inclui os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, o fundo de pensão dos funcionários da Petrobras.

A FUP e seus sindicatos afirmam que, além de não apresentar respostas conclusivas sobre o tema, debatido há quase três anos com o governo e entidades de participantes, a Petrobras não trouxe soluções consistentes para outras pendências acumuladas durante o processo de negociação.

A proposta de aprimoramento do plano de cargos e salários e garantias de recomposição sem aplicação de mecanismos de ajuste fiscal e o fortalecimento da Petrobras são os outros dois pontos que motivam a paralisação.

Procurada, a Petrobras não respondeu até o fechamento deste texto.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;