CNBC

CNBCIA de Elon Musk entra na mira da Justiça dos EUA; entenda

Notícias do Brasil

Galípolo se reúne com diretor da PF após operação que investiga Banco Master

Publicado 14/01/2026 • 22:05 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reuniu-se com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, em Brasília, em meio aos desdobramentos da segunda fase da operação que apura fraudes no Banco Master.
  • O encontro ocorreu após decisões do ministro Dias Toffoli sobre a custódia das provas apreendidas, que geraram divergências entre o STF e a Polícia Federal quanto ao fluxo de perícias e acesso ao material.
  • A investigação envolve suspeitas de gestão fraudulenta, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro, com bloqueios de bens que superam R$ 5,7 bilhões e impacto direto sobre o sistema financeiro.

Reprodução/X

O presidente do BC, Gabriel Galípolo, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, esteve na noite desta quarta-feira (14) na sede da Polícia Federal, em Brasília, para uma reunião com o diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues. O encontro acontece em meio ao aumento das tensões institucionais em torno da investigação que apura fraudes no Banco Master.

A agenda ocorre no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) adotou novas medidas relacionadas à segunda fase da Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal, que tem como principal alvo o empresário Daniel Vorcaro, dono do banco.

Leia mais:
Toffoli autoriza PGR a extrair e analisar material apreendido em operação sobre o Banco Master
Banco Central retira recurso e TCU vai iniciar inspeção de documentos do caso Master

O Banco Central, responsável pela liquidação extrajudicial do Master em 2025, acompanha de perto os desdobramentos do caso, que envolve suspeitas de emissão irregular de títulos, captação indevida de recursos e prejuízos bilionários ao sistema financeiro.

Nesta nova etapa da operação, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Vorcaro, familiares e outros investigados, em diferentes estados. Também foram determinadas medidas de bloqueio e sequestro de bens que, segundo os investigadores, superam R$ 5,7 bilhões. Entre os itens apreendidos estão veículos de luxo, relógios e dinheiro em espécie.

A segunda fase da Compliance Zero busca aprofundar apurações sobre um suposto esquema de organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de capitais. Além de Vorcaro, a operação também teve como alvo o empresário Nelson Tanure e familiares do controlador do banco.

O relator do caso no Supremo autorizou as buscas após a Polícia Federal apontar indícios de novos ilícitos. A Procuradoria-Geral da República se manifestou favorável às diligências.

Leia mais:
BRB avança para recuperar recursos do Banco Master
João Carlos Mansur é alvo de investigação em nova fase da operação da PF sobre o Banco Master

Em nota publicada nas redes sociais, a Polícia Federal informou que o encontro entre Galípolo e Andrei Rodrigues teve caráter institucional e reforçou a importância da cooperação entre os órgãos.

A defesa de Daniel Vorcaro afirmou que o empresário tem colaborado com as autoridades e que todas as determinações judiciais serão cumpridas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;